Mais de 50 alunos de escolas públicas estaduais e particulares participaram da VIII Capacitação para Adolescentes Multiplicadores na Prevenção da Gravidez e DST/ Aids, realizado pelo Prosad (Programa de Saúde Integral do Adolescente), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. O encontro realizado durante todo o dia na sede da Airvo/Sindimob (Associação Industrial da Região de Votuporanga/Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Votuporanga) contou com as parcerias da Secretaria da Educação, Delegacia de Ensino e Rotary Clube Novo Milênio.
Assuntos de interesse do adolescente como namoro, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, gravidez, drogas e bullying foram retratados de forma esclarecedora por meio de dinâmicas, reflexões, palestras e tira-dúvidas. As abordagens foram levantadas com diálogo e discussões apropriados para inserir os adolescentes em todas as atividades, realizadas por uma equipe de profissionais – formada por psicóloga, dentistas, ginecologistas, fisioterapeuta, enfermeira e educador físico.
O objetivo do evento é capacitar esses adolescentes para multiplicar as informações e orientar os demais estudantes da própria escola sobre os comportamentos de risco desse grupo nessa fase. De acordo com a coordenadora do Prosad em Votuporanga, a psicóloga Rosely Eleutério, “o adolescente deve ser o protagonista da prevenção, realizando um trabalho de mutirão contra a gravidez precoce e DST/AIDS”.
As orientações começam a ser reaplicadas por esses multiplicadores já em outubro, quando se comemora o mês do adolescente, assim como nos dias que antecedem o carnaval.
Prosad
O Prosad foi implantado em Votuporanga em 1997, e é realizado por uma equipe multiprofissional que hoje atua nas Unidades de Saúde dos bairros Palmeiras e Pró-Povo, no Pozzobom e Parque das Nações.
Os adolescentes de 10 a 20 anos, do sexo masculino e feminino, gestantes e não gestantes, recebem orientações em grupos educativos e acompanhamento médico (clínico e ginecológico), diagnóstico, tratamento e encaminhamento para reabilitação e especialidades, se necessário. Os pais ou responsáveis dos atendidos também recebem orientações semanais no “Ambulatório do Adolescente”, que funciona às terças feiras das 07h30 às 10h, com livre demanda e sem a necessidade de encaminhamento. Anualmente é realizada a Capacitação do Adolescente Multiplicador executado nas escolas e a função do adolescente capacitado é obter informações e repassar a escola, a comunidade e demais adolescentes de convívio, sendo assim, um protagonista na prevenção.
Segundo a psicóloga, o Prosad em Votuporanga contribui com uma das principais metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU (Organização das Nações Unidas), que objetiva “diminuir os índices de gravidez na adolescência, valorizar a mulher e a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde da gestante, combater a aids e outras doenças”, explica.
A comunidade também é beneficiada pelo “Projeto Janela”, onde palestras e orientações são ministradas pela equipe do Prosad, na Unidade Básica de Saúde do Palmeiras “Dr. Ruy Pedroso”, e já está em fase de implantação no bairro São João e zona norte da cidade.
Para mais informações, o telefone da Secretaria de Saúde de Votuporanga é o (17) 3405-9787, situado na rua Santa Catarina nº 3890 – Patrimônio Velho.
Fonte:Assessoria de Imprensa