Locar uma criança para trabalhar seria uma forma de dar oportunidade e tirar da miséria. Porém, a oficial explica que o trabalho doméstico infantil só prejudica a criança
Isso é um engano, é um erro. Por que na verdade, quem contrata, quem tem crianças trabalhando como domésticas na verdade não percebe o prejuízo que está causando para essa criança. Em termos de prejuízos físicos, podem acontecer problemas de coluna quando a criança carregada peso maior que a capacidade muscular dela, problemas de contato com agentes químicos na limpeza. Tem Contato com faca e com fogo na cozinha, para quem exerce atividades de trabalho doméstico.
A oficial alerta ainda que o trabalho infantil pode provocar danos psicológicos na criança, por excesso de responsabilidade.
Uma menina que trabalha como doméstica, por mais que ela seja bem quista pela família, nunca vai ter o mesmo tratamento dos filhos da casa. Então ela sempre vai a ser a pessoa que tem as responsabilidades e ainda assim de forma precoce. Ela tem responsabilidade de adultos sendo uma criança. Ela precisa cuidar, ela precisa lavar, passar, manter a casa limpa, fazer companhia para criança. Então ela sempre vai carregar isso com ela, de que ela tem um tratamento totalmente diferente dentro da casa.
Das crianças que trabalham em serviços domésticos, 90 por cento são meninas, sendo a maioria negra ou parda. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, essas crianças sofrem com o afastamento da família e muitas vezes não têm oportunidade de estudar ou brincar. A OIT ressalta que, por ser um trabalho realizado dentro do lar, meninos e meninas acabam não tendo a proteção do Estado.