sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Mais de 4 mil empregos gerados em Votuporanga em três anos

O município de Votuporanga tem se transformado em uma cidade cada vez mais atrativa em diversos setores. O trabalho de articulação para captar novas empresas e os incentivos oferecidos objetivando…

O município de Votuporanga tem se transformado em uma cidade cada vez mais atrativa em diversos setores. O trabalho de articulação para captar novas empresas e os incentivos oferecidos objetivando o fortalecimento e crescimento das empresas já estabelecidas na cidade vem se mostrando eficiente e os resultados já são facilmente notórios. Só nos últimos três anos foram gerados 4.103 novos empregos com carteira assinada no município, segundo dados divulgados esta semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em 2011 foram criadas 1.072 novas vagas de trabalho. Entre os setores que mais contrataram estão Serviços, com 461 vagas, Comércio, com 409, e Indústria, com 255 novos empregos formais. Já na somatória dos últimos três anos foram contratadas 1.262 pessoas para trabalhar no setor de Serviços, outras 1.237 passaram a ser funcionários do Comércio e a Indústria contratou mais 1.162.

Recentemente a Prefeitura de Votuporanga entregou o 6º Distrito Empresarial “Valdevir Davanço”, localizado às margens da Rodovia Péricles Belini. A ação proporcionou novas oportunidades de expansão para cerca de 60 empresas, privilegiadas com terrenos cujas áreas variam entre 1.000 e 15.000 metros quadrados. Entre os ramos de atividades das empresas contempladas constam indústrias moveleiras, de confecção, de produtos alimentícios, metalúrgicas e empresas da área de prestação de serviços e construção civil, entre outras.

As doações foram feitas mediante protocolo por parte das empresas interessadas, cujos processos foram analisados pelo COMDE – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Entre os critérios para destinação das áreas foram levados em conta a quantidade de empregos a serem gerados e comprovação de que a construção seria imediata à aprovação do pedido, em cumprimento à Lei de Incentivo Econômico. “Assim como 6º, já estamos trabalhando para entregar os 7º e 8º Distritos ainda este ano, proporcionando ainda mais crescimento ao setor porque a geração de emprego é uma das prioridades desta administração. Os números refletem o quanto Votuporanga está avançando neste sentido e que estamos sempre de braços abertos para a vinda de novas empresas”, afirmou o prefeito Junior Marão.

Qualificação Profissional
Mediante tantos incentivos por parte do Poder Público para atrair novos empreendimentos ao município, é necessário que a cidade também esteja preparada para capacitar os profissionais e neste quesito Votuporanga também oferece inúmeras oportunidades. Desde o ensino técnico até as especializações estão a disposição de quem realmente está interessado em obter um registro de emprego na carteira de trabalho.

A ampla rede de qualificação conta com instituições em várias áreas, entre elas rural, industrial, administrativa, de serviços, comércio e outras. Podem ser citadas a APTA – Pólo Regional do Noroeste Paulista, CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ETEC Frei Arnaldo Maria de Itaporanga, IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, FUVEC/CEMAD, Senai, Sebrae, Senac, Espaço Empresarial, CTMO – Centro de Treinamento de Mão de Obra “Altino Regiani”, Unifev, Futura e uma extensa rede de escolas, sem contar os cursos ministrados frequentemente por parcerias da Prefeitura com os governos Estadual e Federal.(Assessoria de Imprensa)

Notícias relacionadas