quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Maior taxa de desemprego marca Dia do Trabalho

De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira (24), o desemprego subiu 9% em março. É a maior taxa desde setembro de…

De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira (24), o desemprego subiu 9% em março. É a maior taxa desde setembro de 2007.

O Dia Internacional do Trabalho, deste ano, será celebrado em meio à crise econômica mundial e aos desempregos causados pela instabilidade financeira. Mesmo com o aumento da desocupação da população brasileira, o número é inferior aos 13,1% registrados em abril de 2004.

Segundo especialista alguns empresários não aceitam diminuir seus lucros, é essa ganância que causa o desemprego e a crise que temos visto constantemente. Uma prova é a manifestação dos trabalhadores reivindicando, dentre outros itens, reposição salarial. As empresas se apoiam nesta justificativa para reduzir ainda mais o quadro de funcionários.

Na opinião do sindicalista os funcionários precisam ser mais respeitados e valorizados pelas empresas. Eles são os responsáveis pelos lucros dos executivos, mas em momentos instáveis como os de agora, os trabalhadores são os primeiros a sofrerem as consequências.

A pesquisa realizada pelo IBGE, em seis regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre), revelou também que o total da população desocupada somou 2,1 milhões de pessoas em março, 141 mil a mais que em fevereiro (alta de 7,3%), e 130 mil a mais que em março do ano passado (aumento de 6,7%). A população ocupada estava em 21 milhões em março, 9 mil a mais que em fevereiro e 184 mil a mais que em março de 2008.

Notícias relacionadas