terça, 16 de junho de 2026

Maior programa de distribuição de leite do Brasil, Vivaleite já entregou 175 milhões de litros

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Leite é celebrado todo dia 1º de junho para lembrar a importância desse alimento no mundo e incentivar o consumo de forma saudável. No estado de São Paulo, essa data ganha um significado ainda mais forte por causa do Vivaleite, um projeto do governo paulista que, ao longo da atual gestão, já entregou mais de 175 milhões de litros de leite enriquecido com vitaminas. Esse trabalho ajuda diretamente a garantir a alimentação de crianças e idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O Vivaleite é considerado o maior programa estadual de distribuição de leite pasteurizado e fortificado de todo o Brasil e consegue chegar a todos os 645 municípios paulistas. Em um período de quatro anos, a iniciativa atendeu 11,7 milhões de pessoas, beneficiando 7,4 milhões de crianças na primeira infância e 4,3 milhões de idosos. Para manter essa grande rede funcionando e garantir que o alimento chegue à mesa de quem precisa, o Governo do Estado de São Paulo fez um investimento de mais de R$ 912 milhões.

A secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Andrezza Rosalém, explicou que levar uma política pública de alimentação para todas as cidades paulistas é uma tarefa que exige muito planejamento e parcerias, destacando o compromisso do Estado em proteger as famílias mais necessitadas. Da mesma forma, o coordenador do projeto, Marco Antonio Brabo, reforçou que o programa é uma ferramenta muito bem estabelecida na luta contra a fome e que a data comemorativa serve para renovar o dever de ajudar no crescimento saudável dos jovens e no bem-estar dos idosos.

O leite que as famílias recebem não é o comum, pois ele vem com um reforço de ferro e de vitaminas A e D. Essa mistura especial ajuda no desenvolvimento físico das crianças, além de mantê-las hidratadas, enquanto para os idosos o composto é excelente para fortalecer os ossos. Atualmente, o Vivaleite atende cerca de 273 mil beneficiários e distribui aproximadamente 4 milhões de litros do produto todos os meses por meio das ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Muitas famílias relatam o impacto positivo que o benefício traz para a rotina de casa. É o caso da venezuelana Ithiana Yoselyth, que mora no estado e cuida de quatro filhos. Ela conta que nunca perde os dias de entrega e que o produto é o preferido das crianças. Ithiana destaca que o alimento ajudou visivelmente no crescimento dos filhos e trouxe muito mais tranquilidade para a alimentação diária de sua casa, servindo como uma grande ajuda no orçamento familiar.

Notícias relacionadas