Desde 1910 dentro dos corações dos torcedores, o Corinthians completa 110 anos nesta terça-feira. Campeão dos campeões no campeonato paulista, com 30 títulos, o alvinegro tem uma trajetória com grandes desafios, mas também com grandes títulos, sempre mostrando a garra do povo.
Fundado na noite de 1º de setembro por cinco trabalhadores no bairro do Bom Retiro, inspirados pela equipe inglesa Corinthian-Casual Football Club, que estava fazendo uma excursão no Brasil, sendo a primeira a fazer isso pelo país. Desde então, o clube paulista foi conquistando seu espaço nos gramados até que, em 1914, conquistou seu primeiro título – o Campeonato Paulista daquele ano, diante do Campos Elyseos. Foi assim que se deu início a uma relação duradoura.
Desde a primeira taça levantada, o clube conquistou mais 14 vezes o estadual, sendo três tricampeonatos seguidos, antes de amargar um jejum de quase 23 anos, quebrado diante da Ponte Preta, em 1977, levando a torcida corintiana, que aumentava mesmo com essa abstinência de conquistas, à loucura.
Sempre forte noe stadual, o clube começou a aumentar seu leque de conquistas à âmbito nacional vencendo o seu primeiro Brasileirão em 1990, diante do São Paulo. Ainda na década, conquistou sua primeira Copa do Brasil, em 1995, e mais dois títulos nacionais, em 1998 e 1999. Mas foi em 2000 que veio a maior glória para a instituição até então, com a conquista do Mundial de Clubes diante do Vasco-RJ. Em 2012, repetiu o feito, conquistando a primeira Libertadores da história do clube, de forma invicta, e vencendo o Chelsea-ING na final do Mundial, no Japão.
Futebol feminino
Nos últimos anos, o Corinthians se tornou uma potência do futebol femino, partindo de uma parceria com o Audax, em 2016. A partir de 2018, passou a ter gestão própria. Entre as temporadas de 2019 e 2020, teve uma sequência de 48 jogos sem perder, um recorde mundial. Além disso, na final do Paulistão de 2019, colocou 28.862 pessoas dentro da Arena Corinthians, sendo o maior público da modalidade.