Foi no sufoco, já sem pernas e na pressão de jogar na altitude e com o zagueiro Maicon no gol, mas o São Paulo está nas oitavas de final da Libertadores. O time do Morumbi sofreu para segurar o empate por 1 a 1 com o The Strongest-BOL na noite desta quinta-feira (21).
A equipe tricolor segurava o empate contra os bolivianos até os 48 minutos do segundo tempo, quando o goleiro Denis levou o segundo amarelo e foi expulso por fazer cera. A situação forçou o Maicon a ir para o gol e segurar até o fim da partida. Ernesto Cristaldo abriu o placar para os donos da casa. Jonathan Calleri fez o da classificação e chegou a oito gols na Libertadores. O duelo ainda terminou com uma grande briga entre jogadores e delegações das duas equipes.
Por provocar Ariel Neumann, Jonathan Calleri ainda foi expulso após o jogo. Agora classificado com nove pontos e em segundo lugar no grupo 1, o São Paulo encara o Toluca-MEX já no próximo meio de semana. O primeiro jogo das oitavas de final será no Morumbi. O River Plate-ARG, que bateu o Trujillanos-VEN também nesta quinta-feira, ficou em primeiro lugar com 11 pontos.
WESLEY X GANSO
Bauza optou por uma mudança radical no meio de campo tricolor e escalou Wesley no lugar de Paulo Henrique Ganso. A ideia do treinador era aumentar o poder de marcação. Assim, Kelvin e Michel Bastos ficaram encarregados do ataque ao lado de Calleri.
RETRANCA, CASTIGO E RESPIRO
Com mais gente no meio de campo, o São Paulo até resistiu nos primeiros minutos. No entanto, a postura extremamente defensiva foi prejudicial. O time do Morumbi abriu mão de ficar com a bola ou tentar o ataque, aceitando a pressão de forma fácil. A única finalização veio com Wesley, aos 11 minutos. O castigo veio aos 28 minutos do primeiro tempo. Em uma falta levantada por Pablo Escobar, Denis saiu mal e a bola sobrou livre para Cristaldo abrir o placar.
A situação fez o São Paulo sair mais para o jogo. Com mais futebol para demonstrar do que os bolivianos, os são-paulinos chegaram ao empate aos 43. Após escanteio da direita, Calleri subiu mais do que a defesa e igualou. Ainda deu tempo de Kelvin quase virar em jogada individual.
SEM PERNA E EXPULSÃO DE DENIS
O segundo tempo teve ares mais dramáticos pela falta de fôlego demonstrada pelos jogadores do São Paulo. Bauza apostou ao colocar Caramelo, Ganso e Alan Kardec em campo para conseguir mais “pernas” em campo. Enquanto isso, os bolivianos apostaram completamente na pressão pelas alas, principalmente pela direita, sobrecarregando Mena.
A situação só piorou após os 30 minutos. Apressado, o Strongest apertou completamente a marcação e teve a bola sob controle até o fim.
Já nos acréscimos, Denis levou o segundo cartão amarelo por fazer cera, e o zagueiro Maicon foi para o gol nos últimos minutos. O defensor ainda precisou sair do gol duas vezes para confirmar o empate e a vaga nas oitavas.