Autoridades da Sicília, na Itália, acreditam que a máfia local está incendiando as florestas da região por ter interesse nos terrenos.
E, para aumentar a crueldade, estão usando gatos para isso. Segundo o diretor do parque nacional Nebrodi, Giuseppe Antoci, que sobreviveu a um atentado recentemente, uma das técnicas que os bandidos usam para incendiar grandes porções de floresta é amarrar um pano encharcado de gasolina no rabo dos animais e depois acender. Com o susto, os gatos correm e espalham as chamas rapidamente.
Dezenas de focos de incêndio surgiram nas florestas locais com poucas horas de diferença na última quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram pelo menos 30 chamados. Casas e escolas foram evacuadas e o fornecimento de água foi cortado durante a operação. Muitas crianças foram tratadas por terem inalado fumaça. “Fico horrorizado em saber que criminosos da Sicília tenham ateado fogo em parques nacionais e florestas centenárias, mas há interesse especulativo por trás dos incêndios”, disse o governador da Sicília, Rosario Crocetta.
A maioria das áreas atingidas é desejada pelos bandidos para a construção de casas e condomínios para turistas.
Outra suspeita é de que os responsáveis sejam um grupo de guardas florestais demitidos recentemente por ligação comprovada com a máfia, informa o Independent.