segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Mães reclamam de mudanças em escola Irma

Com a desativação do Centro de Educação Municipal (CEM) “Irma Pansani Marin” que passará a sediar a unidade local da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mães de crianças que estudam…

Com a desativação do Centro de Educação Municipal (CEM) “Irma Pansani Marin” que passará a sediar a unidade local da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mães de crianças que estudam no local estão preocupadas. Uma representante de um grupo de mães que têm filhos estudando na escola Irma, disse por telefone ao jornal A Cidade que temem a transferência dos alunos, seus filhos para uma unidade que será construída no bairro São João. Elas querem segurança para transitar pelo local, para os filhos na escola ou mesmo que a construção da unidade seja revista e transferida para outro local. “Não é perto de nossas casas e além disso o local é conhecido pelo alto índice de violência. Há lugares próximos de onde existe atualmente uma escola que é ponto de tráfico e uso de drogas”, denunciou a mãe.

Segurança
Para o secretário municipal de Educação e Cultura, José Aparecido Duran Netto as mães não têm o que temer. Ele explicou em nota ao A Cidade, já é uma prática do poder público desenvolver trabalhos ao entorno da escola e, quando há necessidade, o trabalho é feito em conjunto com os setores constituídos — seja associações de moradores do bairro, Justiça ou Polícia. Segundo ele, as experiências mostram que as situações, quaisquer que sejam, não permanecem. Duran diz ainda que com a mudança do Centro de Educação Municipal (CEM) “Irma Pansani Marim”, que fica rua Pernambuco (Vila Muniz) para o novo complexo educacional, que será construído no bairro São João, pais e alunos serão melhor atendidos pela rede municipal.

Escolha do local
A escolha do local se deve ao público se concentrar ali. Um estudo da Secretaria de Educação constatou que 90% das crianças matriculadas no Irma moram próximas à nova área de instalação. Essa análise de abrangência é uma ferramenta utilizada pela administração desde de 2001 para facilitar o acesso das crianças com segurança e tranqüilidade dos pais. Com a transferência da escola, possibilitará ainda aumentar o número de vagas do Cemei “Mercedes Fernanda Lima”, já que atualmente ele está instalado numa área que divide o espaço com um Posto de Saúde e fundos com uma igreja. As mudanças beneficiarão ainda a população em geral com a ampliação do Posto de Saúde, já que a escola sairá do local.

Instalação da UAB
O Cemei Irma foi eleito para abrigar o pólo do sistema de educação à distância Universidade Aberta do Brasil (UAB) em razão de estrutura que o prédio oferece, podendo instalar os cursos que serão oferecidos na cidade. O sistema Universidade Aberta é um programa do Ministério da Educação e possui como prioridade a capacitação de professores da educação básica. Serão oferecidos cursos gratuitamente. O objetivo é estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. Caso o município não apresentasse um local adequado perderia o direito de ofercer a população a chance de fazer um curso superior de qualidade, gratuitamente.

Notícias relacionadas