Para comemorar o Dia das Mães a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jales entrevistou três mães jalesenses, com o objetivo de aferir o grau de satisfação das mesmas quanto à qualidade de vida na cidade.
Regina Barbieri de Oliveira Santos, 38 anos, professora, tem duas filhas que estudam na rede municipal. Ela relata:
“recebi convites para colocar minhas filhas em escolas particulares, mas confio no ensino das escolas municipais. O que elas aprendem na escola, trazem para casa. Sei que todos os funcionários da educação são capacitados, pois participam de cursos de atualização. Eu disse todos, merendeiras, inspetoras, coordenação, diretoria e professores. O transporte escolar é também usado para atividades complementares. Os alunos recebem uniforme, material didático e alimentação adequada para cada faixa etária. A estrutura dos prédios escolares é de boa qualidade e as bibliotecas oferecem um acervo completo de livros.”
“Minhas filhas adoram frequentar academia ao ar livre. Meu sonho é que milhas filhas continuem morando em Jales e que possam cursar futuramente a Universidade Aberta ou a Fatet. As coisas ficaram mais fáceis para quem estuda, trabalha e vive em Jales” – concluiu Regina.
A segunda mãe entrevistada é Daiane de Oliveira Benedito, do lar, tem três filhos, todos freqüentando escolas municipais. Ela destaca o bom atendimento que recebe na saúde, ao afirmar:
“Sempre fui bem tratada na unidade do Jardim Municipal. O atendimento da doutora Liége é ótimo. Dias atrás passei mal, procurei o PSF e fui atendida imediatamente. Não é preciso chegar de madrugada para ser atendida. É só chegar por volta das sete horas da manhã e a gente consegue uma consulta. Também levo minhas crianças para serem atendidas e elas sempre são bem atendidas.”
A terceira entrevistada é a mãe Juciléa Fabiana Romano Schiavinati, representante comercial, 32 anos, tem um filho de 11 anos, que também estuda em escola pública.
Para ela “Jales tem qualidade de vida, é tranqüila, segura e tem várias atividades esportivas, fazendo com que as crianças saiam das ruas e se ocupem.
Ela conta que gosta e participa das atividades culturais da cidade, sempre levando seus filhos:
“Temos a cavalgada, o arraial na praça e o centro cultural para assistir cinema ou teatro e outros eventos. Meu filho treina na escolinha de futebol de campo, no Jardim Estados Unidos. Dou o maior apoio e sempre levo meu filho aos treinos. Jales tem várias opções de esportes para as crianças.”
E continua: “a escolinha de futebol é uma excelente iniciativa. Ela auxilia na formação do caráter dos seus alunos, pois para participarem eles precisam freqüentar a escola e apresentar boas notas.“
Atualmente duzentas crianças e adolescentes participam do projeto que é realizado no estádio municipal e nos campos da Fepasa e do Paraíso. Os professores Serjão e o Zé Bolacha são os técnicos.
Juciléia encerra a entrevista com elogios, afirmando que “nossa cidade está melhor e mais bonita. Gosto de levar meu filho à praça do Jacaré. Os novos bancos da avenida são lindos e a academia ao ar livre ficou muito bonita”.