O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta manhã na capital nigeriana, Abuja, mancando após ter torcido o tornozelo esquerdo ontem à tarde, em Brasília. Ele precisou da ajuda de uma cadeira de rodas para se deslocar. Lula deve aproveitar a véspera da primeira cúpula entre países sul-americanos e africanos para manter encontros bilaterais com líderes africanos, entre eles os chefes de Estado da Líbia, Gana, Togo, Senegal e Argélia.Mas, segundo o Itamaraty, sua ida ao jantar de abertura da cúpula, à noite, está condicionada à melhora no inchaço do seu tornozelo.
O avião presidencial pousou na Nigéria às 10h15 (7h15 de Brasília). Ao descer da aeronave, Lula caminhava com dificuldade, acompanhado do presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia.
Ainda nesta quarta-feira, o presidente vai inaugurar o novo setor consular da Embaixada do Brasil em Abuja, e conhecer o modelo dos 132 ônibus brasileiros que foram adquiridos pelas autoridades locais para atender ao transporte público da capital.