Abril é o mês da conscientização mundial sobre o autismo. A data, estabelecida em 2.007, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), tendo como objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
Em Fernandópolis, a comemoração será marcada por diversas ações promovidas pelo projeto ‘Luz Azul’ da Prefeitura de Fernandópolis e parcerias com instituições. A abertura das atividades acontece na manhã do próximo domingo, 02, com a Caminhada do Amor, com bexigas azuis saindo às 10h da praça Central.
No dia 05 de abril a atração será na Universidade Brasil, com a o tema ‘Autismo na Universidade’ evento em parceria com a Liga Acadêmica de Autismo, que será marcado por um grande piquenique com as crianças, brincadeiras, visita à biblioteca e um tour pela Universidade.
No dia 23 abril está programado um encontro com o tema ‘Seu filho faz ABA? O que é ABA?’, o evento terá início às 19h30 no Teatro Municipal com a participação de Josilda Lima, especialista em Análise do Comportamento Aplicado e da equipe ABA no tratamento dos Autistas. Na sequência, o tema será “Os Direitos dos Autistas e das famílias no TEA” com a participação de Ana Lúcia Cotrim Gomes de Albuquerque, responsável pelo Projeto Luz Azul e especialista em Direitos dos Autistas.
Para o encerramento, no dia 28, a atração acontecerá às 9h no auditório da Universidade Brasil, com a participação especial do grupo CRIAJUNTO, com apresentação musical de Bárbara Virgínia, Musicoterapeuta dos Autistas. Na sequência, palestra com a Dra. Regina Albuquerque, neuropediatra, com experiência no tratamento dos Autistas, abordando o tema: O Diagnóstico do TEA e Simone Secco da Rocha, psiquiatra renomada na área do Autismo com anos de experiência, falando sobre ‘O Espectro do Autismo’.
SOBRE A DATA
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado em 02 de Abril. A data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse ano o tema Mundial da Campanha é “Mais Informação, menos Preconceito”.