Enquanto líderes europeus, norte-americanos e até sul-americanos identificam e condenam o ditador venezuelano Nicolás Maduro como assassino, estuprador, corrupto e aliado de narcotraficantes, o presidente brasileiro, Lula da Silva, o considera um democrata, injustiçado e coitadinho.
Minuta apócrifa?
O tal documento encontrado em janeiro deste ano, por policiais federais, na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, em Brasília, que teria proposta de intervenção no TSE ou de um golpe na Presidência da República era apócrifa. Pergunta: deputados e senadores da CPMI do 8 de Janeiro sabem o significado do termo?
O aparecido
Jorge Kajuru, que se notabilizou na imprensa de Goiás e de parte do país por seu jeitão destrambelhado e com nada mais do que dois neurônios, e que sabe-se lá como se elegeu senador, tentou ganhar holofotes, mais uma vez, na reunião da CPMI, nesta terça-feira. Ficou passeando de lá pra cá, na frente da mesa e das câmeras, numa clara tentativa de atrapalhar o depoimento de Torres.
Sem saída
Tarcísio Gomes de Freitas entrou – sem querer, lógico – em um combate à violência nos morros dominados pelo tráfico de drogas após o episódio da morte de um policial da Rota e de 16 “vítimas da sociedade”, no Guarujá, há pouco mais de uma semana. O caminho agora é sem volta, governador. Ou o sr. mantém o combate ao crime organizado, como vem fazendo, ou será chamado de frouxo, como ocorreu com seus antecessores.
Fantasia total
O Dieese divulgou, nesta semana, que o valor correto do salário mínimo do trabalhador brasileiro seria maior que R$ 6 mil para que, tendo uma família com mulher e dois filhos, pudesse ter uma vida confortável, pagar as contas em dia e até se divertir aos domingos. De onde será que os tecnocratas deste órgão tiram esta conclusão?
Drex
O Banco Central definiu o nome do Real digital. O Drex será aplicado em todas as transações digitais, com a devida conversão para o Real, que continuará sendo usado como o é desde que foi criado. A novidade deve ser que o brasileiro será obrigado a fazer cálculos de conversão. O Real digital já é usado sem o nome novo desde a criação do PIX, no governo Bolsonaro.
Adoro filósofos
Mangabeira Unger, de 76 anos, filósofo brasileiro metido em política desde a juventude, cunhou uma pérola ao retornar ao país, no final de semana passado, após passar por vários países discutindo modelos e fórmulas de melhorar o mundo. “O brasileiro pobre tem um horizonte econômico e espiritual que é pequeno burguês. Ele aspira a uma modesta prosperidade e independência. Nem Lula nem Bolsonaro são os líderes de que o Brasil precisa para sair do primitivismo.”
VALDECIR CREMON, jornalista e professor universitário