domingo, 13 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lula promete tirar o Brasil do mapa da fome até 2026

O presidente Lula afirmou que o Brasil deixará o Mapa Mundial da Fome novamente até o fim de seu mandato atual, em 2026, durante encontro de ministros da Fazenda e…

O presidente Lula afirmou que o Brasil deixará o Mapa Mundial da Fome novamente até o fim de seu mandato atual, em 2026, durante encontro de ministros da Fazenda e presidentes do Banco Central do G20, no Rio de Janeiro. A declaração foi dada em meio ao pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

“Este é um compromisso do meu governo, acabar com a fome como fizemos em 2014”, afirmou o presidente. O país deixou o mapa da fome naquele, tendo uma queda de 82% da população de brasileiros considerados em situação de subalimentação entre 2002 e 2013.

A edição deste ano do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024) divulgado nesta quarta (24) mostrou que a insegurança alimentar severa caiu 85% no Brasil em 2023. O documento aponta que 14,7 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país.

No discurso, o presidente ainda apontou que o combate à fome é uma “decisão política” e que líderes mundiais precisam trabalhar por aqueles “que estão distantes”.

“Essa gente precisa ser olhada e não é possível que na metade do século 21, quando a gente já está discutindo até inteligência artificial sem conseguir consumir a inteligência natural que todos nós temos, a gente ainda esteja obrigado a fazer uma discussão dizendo para os dirigentes públicos do mundo inteiro, por favor, olhe os pobres, porque eles são seres humanos”, prosseguiu.

O projeto lançado pelo governo Lula nesta quarta prevê que que os países do G20 compartilhem experiências e programas de combate à fome. O presidente afirma que o grupo de países “foi fundamental para evitar o colapso da economia mundial” em 2008 e agora deve “responder a esse outro desafio sistêmico”.

Notícias relacionadas