O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo para Buenos Aires, para a posse da presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Na segunda-feira, Lula tomará café da manhã com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e no início da tarde, se reunirá com o primeiro ministro da França, François Fillon. Na pauta, a intermediação do Brasil na libertação da senadora Ingrid Betancourt, que também tem nacionalidade francesa, que foi seqüestrada em fevereiro de 2002 pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, disse que o encontro entre Lula e Uribe foi pedido pelo presidente colombiano, assim como a reunião com o premiê francês. Baumbach disse que o presidente Lula até agora não recebeu nenhum pedido de Uribe para intermediar com o líder das Farc, Manuel Marulanda, a libertação da senadora Ingrid e mais outros 44 reféns.”O presidente Lula já declarou que está totalmente disposto a fazer, a ajudar no que for possível para auxiliar na liberação da senadora, no entanto, o pedido para a intervenção do governo brasileiro tem de ser feito pelo governo colombiano, porque esta matéria diz respeito a um assunto interno do país”.
O encontro de Lula com primeiro ministro da França foi pedido por François Fillon. O presidente francês, Nicolas Sarkosy, já fez apelos ao presidente Lula a outros presidentes para que ajudem a libertar a ex-candidata presidencial da Colômbia ex-senadora, por razões humanitárias, lembrando que ela está “no limite de sua resistência”. Nas imagens divulgadas no cativeiro, na semana passada, Ingrid Betancourt foi mostrada muito magra e muito abatida.
O café da manhã de Lula com Uribe será na residência do embaixador do Brasil em Buenos Aires, por volta das 8h30. No mesmo local, às 14h30, Lula se reunirá com o primeiro ministro francês. Em seguida, participará da cerimônia posse de Cristina Kirchner.