Na noite desta terça-feira (2), durante o ato de filiação de Anielle Franco ao Partido dos Trabalhadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o fato de ele estar na Presidência da República não significa que a sociedade brasileira esteja no poder, pois isso é algo muito maior.
“O fato de eu ser presidente não significa que nós estamos no poder. O poder é outra coisa muito maior”, pontuou o mandatário. “Quem sabe um dia a sociedade brasileira consiga chegar ao poder definitivamente”, desejou ele.
No mesmo evento, que ocorreu no Circo Voador, no Centro do Rio de Janeiro, o petista disse que Anielle “não tem nenhuma pretensão de disputar” cargos eleitorais nas eleições municipais de outubro, sugerindo que a ministra da Igualdade Racial “se prepare” caso deseje se postular para algum cargo no pleito geral de 2026.
Lula disse que falou “por ela”, mas sem consultá-la antes. Ele também afirmou que “ela quer ser ministra até o último momento” do governo: “A Anielle é um jovem e pode construir uma perspectiva política muito importante no estado do Rio de Janeiro. Tenho certeza – e vou dizer agora por ela, sem falar com ela – que ela não tem nenhuma pretensão de disputar nenhum cargo agora em 2024”.
“Ela quer ser ministra até o último momento. Mas, quando chegar perto do final do governo, tem eleição em 2026. Aí, pode dar um mixilico nela e ela querer ser candidata a alguma coisa. Então, é melhor ela se preparar antes para se for candidata a alguma coisa”, aconselhou.
Antes do evento, Anielle vinha sendo apontada como possível aposta do PT para disputar como vice a prefeitura carioca ao lado de Eduardo Paes (PSD), que é pré-candidato à reeleição.