sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lula está derretendo?

Pesquisa realizada pelo Ipec – empresa fundada por antigos funcionários do Ibope – mostra um derretimento do apoio popular ao governo Lula, com aumento de avaliações negativas. O percentual de…

Pesquisa realizada pelo Ipec – empresa fundada por antigos funcionários do Ibope – mostra um derretimento do apoio popular ao governo Lula, com aumento de avaliações negativas. O percentual de pessoas que consideram o governo ruim ou péssimo passou de 25%, na pesquisa de setembro, para 30% agora. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

Bom ou ruim

O porcentual que avalia o governo como ótimo ou bom caiu de 40% para 38%. Ficou dentro da margem a variação dos entrevistados dos que julgam o governo petista-comunista como regular (de 32% para 30%). Dois por cento não souberam responder. Na pesquisa anterior eram 3%.

Outra queda

A avaliação do modelo petista-comunista de governar caiu de 56% para 51% (aprovam) e aumentou de 39% para 43% (rejeitam).

Mais números

48% dos entrevistados confiam no presidente
50% não confiam
35% disseram que o governo é pior do que esperam
32% disseram que é melhor
30% disseram que é igual
A pesquisa foi realizada com 2.004 pessoas acima de 16 anos, presencialmente, em 135 cidades. A margem de erro é de 2 p.p., para mais ou para menos.

Na mira do PCC

Uma série de Investigações do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Federal apontam que o grupo criminoso PCC possui um levantamento de endereços, parentes, horários e hábitos dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para executar “uma missão”. Autoridades entendem que os dois estariam na mira da facção. Só não explicam porque isso.

Escola Cívico-Militares

O senador Rogério Marinho (PL-RN) entregou um projeto de lei ao Senado para incluir as escolas cívico-militares na lei de diretrizes e bases da educação nacional, obrigando o governo federal a manter a modalidade de ensino. Em julho deste ano, o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares – criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019 – foi encerrado por Lula. O projeto deve passar por comissões antes de ser votado em plenário.

Castelo de Cartas

Foi assim que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) classificou duas ações que pedem a cassação de seu mandato, no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná, nesta quinta-feira (7). Ele negou irregularidades nos gastos de campanha, respondendo a cerca de 200 perguntas elaboradas pelos autores das ações: PL e a coligação eleitoral de Lula.

Inócua

A posição de Lula sobre o risco de conflito armado entre Venezuela e Guiana, na disputa pela região de Essequibo, na fronteira com o Brasil, é inversa à suas falácias nas guerras Rússia e Ucrânia, Hamas e Israel. Diz que não quer guerra na região, mas não condena Maduro – o autor da ameaça. Bem diferente do que fez contra a Ucrânia e a Israel.

Do Cláudio Humberto:

“O ministro decorativo Mauro Vieira (Relações Exteriores), que nada apita sobre o assunto, terá de explicar na Câmara o possível uso de território brasileiro por militares a serviço do ditador Nicolás Maduro para assaltar a Guiana. O requerimento é do deputado Gustavo Gayer (PL-GO).”

Milei, Trump e Bolsonaro

Bolsonaro e Donald Trump, ex-presidente dos EUA, devem se encontrar com outros líderes mundiais, neste final de semana, na posse de Javier Milei na Presidência da Argentina. Ontem, ao embarcar no aeroporto de Brasília para Buenos Aires, Bolsonaro foi aplaudido por passageiros, ao som de “mito”. Muitos pediram que ele fale do Brasil de hoje a Trump.

Por 15 segundos de fama

A ministra Simone Tebet (Planejamento) não perde oportunidade de dizer que não foi sondada por Lula para assumir a pasta da Justiça na eventual aprovação do titular Flávio Dino para o STF.

Resistência

O senador Marcos Rogério (PL-AP) cravou mais uma vez nas redes sociais que a possível aprovação de Dino será apertada, com pouco mais dos 41 votos necessários.

Furo na água

Deu em nada a instalação da GLO (Lei da Garantia e da Ordem) em portos e aeroportos de SP e do Rio de Janeiro, pelo governo de Lula e Flávio Dino – dois negócios bem diferentes. Até esta semana, segundo o portal Diário do Poder, a Polícia Federal apreendeu apenas 3 armas no porto de Santos. No aeroporto de Belém (Pará), onde não há GLO, foram 7. No MS e no Mato Grosso, também sem GLO, foram 12 ao todo.

Tudo seria diferente se…

Geraldo Alckmin não tivesse se rendido aos encantos da esquerda, como vice de Lula. A popularidade dele em SP continuaria entre as maiores.

E aí, ministro?

Alexandre de Moraes (STF) ainda não mandou prender nem ameaçou condenar a 17 anos de cadeia os arruaceiros esquerdistas – marionetes de gente ruim – que ameaçaram autoridades, depredaram o prédio da Alesp e resistiram à ordem policial durante votação do projeto de privatização da Sabesp, nesta semana. Quatro deles têm apenas prisão preventiva decretada.

FRASE

Do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) – @carlosjordy – sobre integrantes do MST exigindo a saída de trabalhadores rurais de “áreas ocupadas” pelo movimento criminoso. Veja o vídeo em https://youtu.be/MIvEKDQxXkU

“MST invadindo terras produtivas e determinando que a pessoa deixe o gado no local. A cara de pau dos vagabundos é tão grande que dizem que darão toda assistência para que o responsável pela terra vá embora. Esse é o Brasil de Lula e do PT. Desarmaram a população para que não possam defender sua propriedade privada, família e vida.”

Notícias relacionadas