O novo advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, foi empossado nesta segunda-feira (12), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O cargo tem status de ministro e é considerada a primeira troca da reforma ministerial ocorrida no segundo mandato do presidente Lula. Toffoli assume as funções no lugar de Álvaro Augusto Ribeiro Costa que esteve à frente da Advocacia Geral da União (AGU) desde 2004.
Ao discursar o presidente Lula agradeceu o trabalho de Álvaro Ribeiro, que, segundo ele, vinha há algum tempo manifestando a vontade de deixar a AGU para ter mais tempo para atividade pessoais. “Aceitei fazer a troca do Álvaro e essas palavras são de puro agradecimento, pela lealdade, pela seriedade com que tratou os processos no Supremo Tribuna Federal. As defesas extraordinárias que foram feitas em nome do governo de coisas que, se não fizéssemos, possivelmente a União iria perder milhões e milhões, por que não dizer bilhões e bilhões”, afirmou Lula.
Ao novo advogado-geral da União, o presidente Lula deu as boas-vindas e elogiou o trabalho feito por ele enquanto esteve na Casa Civil e ao trabalhar em campanhas eleitorais do presidente. Em tom bem-humorado Lula afirmou que Toffoli irá encontrar muito trabalho pela frente. “Você querido, vai ter muito problema, tem muita coisa dentro da própria categoria para ser resolvida e sabemos que essas coisas no fundo são um processo de amadurecimento”.
José Antônio Dias Toffoli e Álvaro Augusto Ribeiro Costa participarão nesta tarde da cerimônia de transmissão de cargo na Procuradoria Geral da República, em Brasília. Toffoli tem 39 anos, foi subchefe da Casa Civil para assunto jurídicos na época em que José Dirceu comandava a pasta. Especialista em legislação eleitoral, Toffoli foi assessor das campanhas eleitorais do presidente Lula em 1998 e em 2002 e advogado eleitoral do PT nas últimas eleições.