quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lula e Chávez inauguram a ponte sobre o rio Orinoco

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o venezuelano, Hugo Chávez, inauguraram nesta segunda-feira a segunda ponte sobre o rio Orinoco. Os dois presidentes, usando capacete de proteção,…

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o venezuelano, Hugo Chávez, inauguraram nesta segunda-feira a segunda ponte sobre o rio Orinoco.

Os dois presidentes, usando capacete de proteção, percorreram num jipe aberto os 3.156 metros da ponte que custou US$ 1,22 bilhão de dólares e foi construída pela construtora brasileira Odebrecht.

“Estou aqui para inaugurar uma obra que foi financiada pelo BNDES, motivo de orgulho para todos os povos da América do Sul”, afirmou Lula no ato.

“Estou muito feliz porque obras como esta, que queremos fazer em conjunto com a Bolívia, o Paraguai, Uruguai, Colômbia, Equador, Argentina, Chile, vão permitir que nós, aqui na América do Sul, sonhemos com a integração como os europeus fizeram”, acrescentou falando aos jornalistas.

Lula comentou ainda que a inauguração teve de esperar até que o período eleitoral acabasse no Brasil para que ele pudesse viajar e participar na cerimônia, como fazia questão Chávez.

Esta é a primeira vez que Lula viaja ao exterior depois de ter sido reeleito com 60% dos votos em 29 de outubro passado.

Chávez disse aos jornalistas que “o 7 de dezembro, quando eu, seguindo o exemplo de Lula, for reeleito, estarei em Brasília. O primeiro país que Lula visita depois da reeleição é a Venezuela, é uma honra para nós”.

”O primeiro país que eu visitarei depois de reeleito será o Brasil, para continuar unindo a América do Sul, é vital para todos nós a união da América do Sul”, disse o presidente venezuelano, que no dia 3 de dezembro tentará sua reeleição para a presidência.

Os presidentes colocaram o ‘trilho fundador’ do sistema ferroviário venezuelano que irá de Matanzas (sudeste) até o porto de águas profundas em Manicuare, estado de Sucre (cerca de 500 km ao leste de Caracas).

Notícias relacionadas