quarta-feira, 9 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lula e Bolsonaro têm empate técnico em projeção para 2026

O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta sexta-feira (24), o resultado de um levantamento mostrando que, em um cenário eleitoral hipotético, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera com 38,8% as intenções…

O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta sexta-feira (24), o resultado de um levantamento mostrando que, em um cenário eleitoral hipotético, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera com 38,8% as intenções de voto contra 36% do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A disputa pode ser considerada um empate técnico, devido à margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

A pesquisa, realizada entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2024, entrevistou 2.020 pessoas com 16 anos ou mais em 26 estados e no Distrito Federal, e tem um intervalo de confiança de 95%. Os dados sugerem que, apesar da inelegibilidade de Bolsonaro decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele ainda possui uma base de apoio considerável.

No cenário onde Lula enfrentaria Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, o presidente teria 36% das intenções de voto, enquanto Michelle obteria 33%. Este cenário também configura um empate técnico, reforçando a competitividade entre os principais nomes do PL e Lula.

Quando o adversário é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece com 36,9% das intenções de voto, enquanto Tarcísio tem 25,6%. Este resultado indica uma vantagem mais clara para Lula neste cenário específico.

O levantamento também avaliou a posição de Lula contra outros possíveis candidatos. Lula lideraria contra os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), além de Ciro Gomes (PDT), que também seria derrotado pelo atual presidente.

A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Bolsonaro lidera com 48,4% dos eleitores afirmando que “não votaria de jeito nenhum” no ex-presidente. Lula vem logo atrás, com 47,4% de rejeição. Michelle Bolsonaro tem uma rejeição de 45,8%, enquanto Tarcísio aparece com 34,8%.

Apesar dos nomes citados, o ex-presidente ainda não definiu quem vai apoiar em 2026. Aliados acreditam que ele deve promover a candidatura de um dos filhos, preferencialmente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Notícias relacionadas