sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lula discute caso Dantas em reunião no Planalto

Após giro pela Ásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao Brasil hoje, e só agora será realmente informado dos detalhes da Operação Satiagraha, da Polícia Federal (PF),…

Após giro pela Ásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao Brasil hoje, e só agora será realmente informado dos detalhes da Operação Satiagraha, da Polícia Federal (PF), que envolveu o nome do seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho. O caso será analisado por Lula em reunião da coordenação política, marcada para esta tarde no Palácio do Planalto. Ao todo, a operação prendeu 24 pessoas, entre elas o sócio-fundador do banco Opportunity, Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito Celso Pitta. No entanto, os três conseguiram habeas-corpus e atualmente encontram-se em liberdade.

Lula, a exemplo do ministro da Justiça, Tarso Genro, festejou a operação, mas com a ressalva de que não se pode condenar ou absolver ninguém previamente.Do outro lado da Esplanada dos Ministérios, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, alvo de críticas de juízes e procuradores por ter mandado tirar os presos da cadeia, terá que administrar as divergências no Judiciário.

No domingo, no Rio de Janeiro, ele evitou o assunto, mas mantém a posição de que agiu na preservação dos direitos de justiça ao conceder, por duas vezes, habeas-corpus a Daniel Dantas, contrariando o juiz federal do caso, em São Paulo, Fausto Martins de Sanctis. O Planalto estará atento também à crise que se instalou na Polícia Federal (PF) e o envolvimento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na operação.

Notícias relacionadas