sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lula avisa que vai vetar reajuste superior a 380 reais

Trabalho O recado foi dado. Durante a cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções de Valorização do Salário Mínimo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não aceitará…

Trabalho
O recado foi dado. Durante a cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções de Valorização do Salário Mínimo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não aceitará aumento para o salário mínimo superior ao valor acertado entre o governo e as centrais sindicais, de 380 reais.

Quando o Congresso Nacional tem compreensão e vota as coisas corretas, a gente não está livre de pegar alguém que queira chegar no mês de maio e fazer uma apresentação, não se preocupe que eu veto. Se alguém tentar extrapolar o limite do que foi acordado, não tenha dúvida que eu veto, como vetei antes das eleições a demagogia daquele aumento que quiseram dar.

Com a declaração, Lula tenta conter os parlamentares de oposição. Neste ano, alguns partidos tentaram reajustar as aposentadorias em 16,67%, ou seja, um índice superior ao aumento estipulado pelo governo, de 5%. Antes de chegar a um acordo com o governo, as centrais sindicais defendiam reajustar o mínimo de 350 para 420 reais. Inicialmente, a área econômica do governo sugeriu um aumento para 367 reais. Porém, no último dia 20, os ministros Luiz Marinho, do Trabalho, e Nelson Machado, da Previdência, aceitaram o reajuste de 8,6%, que elevará em 30 reais o valor do salário mínimo. O aumento será antecipado em um mês, portanto, entrará em vigor a partir de março de 2007. De acordo com a política de valorização do mínimo, até 2010, o salário deverá ser reajustado com base na inflação e na variação do Produto Interno Bruto. O documento prevê ainda a antecipação da data de vigência do aumento em um mês até que chegue a valer a partir de janeiro, em 2010.

Notícias relacionadas