A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Votuporanga, por meio de seu Departamento de Trânsito, iniciou nesta terça-feira as instalações de radares fixo e móvel e uma lombada eletrônica em dois pontos da cidade para finalidade de testes.
Os locais escolhidos foram as avenidas Emílio Arroyo Hernandes, entre as ruas Rio Negro e Vereador Haroldo Pimenta Meniti no sentido centro/bairro, e Antônio Augusto Paes, entre as ruas Toraguma Abe e Guanambi também no sentido centro/bairro.
O teste faz parte do procedimento licitatório para aferir as condições de uso dos equipamentos de acordo com o que foi determinado pelo edital. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba, até sexta-feira os radares estarão em funcionamento e deverão permanecer em teste por uma semana. “Se esses equipamentos forem aprovados estipularemos uma data para início de funcionamento efetivo desses radares. Mas já adiantamos que nos primeiros 30 dias não haverá autuação, assim como neste período de testes”.
Na avenida Antonio Augusto Paes estão sendo instalados, nesta fase, dois equipamentos no mesmo ponto, um móvel e outro fixo. Já na avenida Emílio Arroyo Hernandes o equipamento a ser utilizado será a lombada eletrônica. “A lombada eletrônica é utilizada em locais onde há fluxo maior de pessoas e veículos, já que ela tem a função fiscalizadora, porém, também trabalha de forma a orientar e chamar a atenção dos motoristas para o limite de velocidade permitido na via. Por sua vez, os radares normalmente são instalados em pontos de menor fluxo de pessoas e ele possui como função principal a de fiscalizar”, argumentou o secretário.
Seba afirmou ainda que, no total, a Prefeitura de Votuporanga irá adquirir três radares fixos, um móvel e três lombadas eletrônicas. “Porém queremos avisar a todos que a Prefeitura fará um amplo trabalho de orientação antes destes equipamentos entrarem em operação, inclusive iremos informar os outros locais onde eles serão instalados. A intenção da Prefeitura não é multar, pelo contrário, é fazer com que os motoristas passem a respeitar os limites de velocidade e as legislações de trânsito”, finalizou.
Levantamento divulgado em julho do ano passado constatou excesso de velocidade na avenida Antônio Augusto Paes, chegando a verificar veículos a 95km/h, sendo que a velocidade permitida é de até 50km/h.