A Secretaria Municipal de Saúde realizou no mês de agosto, dia 26, uma ação com o intuito de orientar pacientes quanto à questão de lixos e materiais recicláveis.
Grupos de hipertensão e diabetes da Estratégia da Saúde da Família, Luis Ernesto Sandi Mori, do JACB, receberam uma palestra educativa sobre a importância da reciclagem.
A palestra foi ministrada pela coordenadora da Coopersol, Rosangela Mazonas Fonseca. O principal objetivo do encontro é reforçar a conscientização dos moradores sobre a necessidade da separação dos materiais recicláveis, do lixo comum.
A palestrante ressaltou o valor da coleta seletiva e a reciclagem de lixo para a preservação do meio ambiente, incentivando os pacientes a criarem o hábito da separação do lixo. Em seguida, informou como é a destinação dos materiais recicláveis e sua transformação em novos produtos para o consumo.
Segundo Rosangela, outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado. “Muitos desempregados buscam trabalho neste setor, conseguindo renda para manterem suas famílias, a exemplo da Coopersol. Além disso, o processo reciclagem que nós mesmos fazemos em casa contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar”, comentou.
No final da palestra, o grupo fez algumas perguntas, a fim de sanarem suas dúvidas quanto ao tema. Na unidade de saúde foi instalado um ponto para coleta de lixo reciclável.