O presidente da CPI das Sanguessugas, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), informou nesta terça-feira que a Comissão irá notificar ainda hoje mais 34 parlamentares envolvidos com a compra ilegal de ambulâncias. “Já temos elementos suficientes para notificar, pedir explicações, para pelo menos mais 34”, afirmou.
Com as novas informações, o número de parlamentares notificados chega a 91, já que na semana passada a Comissão pediu explicações para outros 56 deputados e um senador. Biscaia informou também que os parlamentares terão cinco dias para apresentarem suas respostas. Ainda segundo o presidente, a Comissão trabalha com duas possibilidades de prazos: a de o primeiro relatório ser apresentado no dia 09 de agosto ou no dia 16.
O deputado também comentou o caso do senador Magno Malta (PL-ES), que, em reportagem do jornal O Globo de ontem, admitiu ter usado o carro da Planam (empresa beneficiada pelo esquema). “Confirmada a reportagem, eu considero que se fechou a cadeia e os elementos para que ele seja incluído no relatório. Não é possível que alguém utilize por empréstimo o veículo de qualquer empresa, quanto mais a da Planam, que mais do que uma empresa, era uma quadrilha”, afirmou. Na opinião de Biscaia, o ato de Malta representa sim quebra de decoro parlamentar.