Uma escola do Reino Unido comprou aspiradores de pó e colocou nas salas de aula para que os alunos ficassem responsáveis pela limpeza do local. Segundo a diretora do colégio The Grove, Hilary Priest, além de reduzir a carga de trabalho do zelador, a medida ensina os estudantes a respeitarem a escola e o ambiente.
Como explica a BBC Brasil, cada uma das dez salas de aula ganhou um aspirador de pó para que os alunos se revezem na limpeza. Apenas a recepção da instituição de ensino não está incluída nas tarefas, pois, segundo a diretora, é muito pequena.
Priest conta que teve a ideia ao assistir a um programa de TV sobre educação no Japão. A medida parece estar sendo bem aceita entre os pais e os próprios estudantes.
“Estamos protegendo nossa escola”, diz Noah, de seis anos. “Minha mãe diz que isso é bom porque, quando eu crescer, eu vou saber como usar o aspirador de pó”, comenta Imogen, colega de Noah.
Além de educativa, de acordo com a diretora, o novo esquema de limpeza está ajudando no orçamento da escola. “Nós não precisamos aumentar a carga horária do zelador. Na verdade, ele não tem tido muito trabalho na limpeza das salas de aula desde que as crianças começaram a aspirar o pó, há cerca de três meses”, explica.