sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lideranças se unem para ornamentar a cidade

A Associação Comercial de Votuporanga (ACV) e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) deram o pontapé inicial para envolver toda a sociedade na decoração da cidade para o período natalino….

A Associação Comercial de Votuporanga (ACV) e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) deram o pontapé inicial para envolver toda a sociedade na decoração da cidade para o período natalino. Com o nome preliminar de Natal de Luz, o presidente da ACV, Nelson Gorayeb, falou o tempo todo em “acender Votuporanga”, propondo que todos os segmentos entidades, clubes de serviço, instituições, edifícios, indústria e comércio participem do projeto. A primeira reunião com os representantes desses segmentos aconteceu ontem no auditório da ACV, com a presença, também, da primeira-dama Marli Beneduzzi Pignatari, presidente do FSS, e do prefeito Carlão Pignatari. A idéia inicial, já discutida previamente no FSS, é de se construir uma Casa do Papai Noel na Praça Cívica, com uma Árvore de Natal de dez metros de altura toda iluminada, um lago artificial e caixas de presentes; instalar iluminação especial nas praças São Bento, da Matriz e da Santa Luzia, bem como na Zona Norte. Para as praças São Bento e Santa Luzia, o estudo prevê a iluminação total das árvores situadas nos cantos. Ainda na São Bento seriam construídos arcos iluminados para serem colocados ao redor da fonte. Na praça da Matriz, além do sistema de iluminação, haveria uma decoração especial na fonte luminosa e a colocação de quatro grandes árvores iluminadas nos lugares dos antigos cisnes. De acordo com Marli, a decoração ainda envolve a ornamentação dos pórticos colocados ao longo das ruas Amazonas e Pernambuco. E prossegue pela avenida Emílio Arroyo Hernandes, nos postes, até o Supemercado Santa Cruz. Também será instalada uma Árvore de Natal alta no Centro de Lazer do Trabalhador e outras em entradas da cidade. Por enquanto, todo o material está sendo orçado para levantamento de custos. Gorayeb destacou que as lojas participantes vão distribuir um porta-retrato para que os pais levem seus filhos até a Casa do Papai Noel e tire um foto com o “Bom Velhinho”.

Além disso, serão distribuídos cupons aos consumidores que doarem um quilo de alimento não perecível, para concorrer a uma motocicleta zero quilômetro. Os alimentos serão divididos em cestas básicas que o FSS doará para as famílias carentes. O engenheiro-chefe da Residência do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), José Eduardo Alves, sugeriu que sejam decorados também os quatro pontilhões sobre a rodovia Euclides da Cunha, para atrair os motoristas que atravessarem a cidade. “Será uma forma de mostrar que a cidade está bonita e eles podem até entrar”. Alves, entretanto, recomendou que a decoração com luzes não ofusque a visão dos motoristas, tem que ser algo ornamental que chame a atenção, sem prejudicar a corrente de tráfego. A comerciante Kátia Estelita Coelho apelou para que haja a união de todos, para que a decoração não fique apenas nas costas da Prefeitura. “Os comerciantes devem assumir a decoração de suas lojas e de seus quarteirões, enfim, todos os setores devem fazer sua parte.” Por sua vez, Marli Pignatari disse que para a montagem da decoração será preciso o trabalho de voluntários, pessoas que se disponham a ajudar.

O síndico do prédio da ACV, engenheiro Jesus Silva Melo, informou que também está sendo orçada uma decoração especial, uma vez que o edifício é muito bonito durante o dia, mas à noite os vidros ficam escuros. E recomendou que os demais edifícios da cidade também pensem na possibilidade de uma bela decoração. Paralelamente, acontecerá o concurso promovido pela Associação Comercial, em parceria com a Prefeitura, para premiar a melhores decorações da cidade, principalmente para estimular a população a enfeitar, com luzes, suas residências. Ainda sobre os pontos altos, deverão ser enfeitadas as torres das rádios Clube FM e Unifev, bem como da Igreja Matriz. A Saev também vai iluminar suas três torres: no centro e nas Zonas Sul e Norte, com a colocação de 4 mil lâmpadas. A Polícia Militar deverá redobrar a fiscalização, segundo o capitão Reynaldo Vannucci Neto, para evitar atos de vandalismos nas decorações, já que algumas serão colocadas em locais de pouca freqüência de público. Também ficou certa a participação das empresas Klarimar, Cantóya e Elektro e do DER, que cederão os guindastes e eletricistas para a instalação das lâmpadas.

Notícias relacionadas