Sete cursos de Licenciatura e o curso de Sistemas de Informação da UNIFEV obtiveram nota 4 de Conceito Preliminar de Curso (CPC). O índice, que indica a qualidade de cada graduação, possui uma escala que vai de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.
Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira (dia 18), correspondem ao ciclo de avaliações realizado em 2014, ocasião em que foram submetidos a exames e demais medições os cursos das áreas de Ciências Exatas, Licenciatura e parte dos tecnológicos.
Embora todas as graduações da UNIFEV avaliadas nesse período tenham obtido conceitos satisfatórios, os destaques foram os cursos de: Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras – Espanhol, Matemática, Pedagogia, Química e Sistemas de Informação.
Outra grande conquista do Centro Universitário de Votuporanga, conforme já divulgado, recentemente, foi a nota 5 de CPC atribuída ao curso de Tecnologia em Produção Industrial. Por conta deste excelente conceito, a graduação ficou em primeiro lugar no Brasil, entre outras 76 da mesma área.
Para o coordenador do curso de Letras da UNIFEV, Prof. Esp. Paulo Rogério Ferrarezi, essa conquista se deve à cumplicidade e ao comprometimento de docentes e alunos. “A graduação em Letras busca oferecer conhecimento teórico e prático para a formação de excelentes professores e pesquisadores na área. Essa avaliação faz parte do nosso processo de ensino, que envolve a colaboração de todos os professores no trabalho desenvolvido com os universitários dentro e fora da sala de aula. Não posso deixar de mencionar a ótima infraestrutura que a Instituição oferece aos nossos estudantes, que também se dedicaram muito”.
A exemplo do colega, a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Dione Maribel Lissoni Figueiredo, enalteceu o trabalho de seus professores e alunos. “O resultado deve-se ao cumprimento das diretrizes curriculares nacionais, ao apoio e dedicação dos docentes da graduação em Pedagogia. E, ainda, a todo o empenho dos nossos alunos. O nosso curso possui alguns diferenciais como a parceria em projetos comunitários e o Laboratório Pedagógico, local onde os universitários exercem o lado prático da profissão. Agradeço ao grande apoio da diretoria da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) e da reitoria da UNIFEV, fundamentais à conquista deste mérito fantástico”.
O CPC considera, entre diversos fatores, a infraestrutura da Instituição, a titulação do corpo docente e a nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
O excelente desempenho dos cursos da UNIFEV nas avaliações do MEC ainda resultaram a alguns deles posição de destaque no cenário estadual da educação superior: Letras – Espanhol (4º lugar), Educação Física Licenciatura (5º lugar), Sistemas de Informação (5º lugar), Geografia (6º lugar) e Matemática (6º lugar).