quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Liberato renuncia e Rosa Caldeira é candidata

Às vésperas da eleição municipal, Valentim Gentil terá nova candidata a prefeita. Liberato Caldeira, da coligação “A vontade do povo”, que concorria a vaga na Prefeitura, renunciou sua candidatura. Às…

Às vésperas da eleição municipal, Valentim Gentil terá nova candidata a prefeita. Liberato Caldeira, da coligação “A vontade do povo”, que concorria a vaga na Prefeitura, renunciou sua candidatura.

Às 18h53 de ontem, a representante legal da coligação, Franciane Luchi Caldeira, protocolou a renúncia.
Liberato indicou como substituta, sua mulher, Rosa Luchi Caldeira.

Em despacho, a juíza da 147ª Zona Eleitoral de Votuporanga, Carolina Marchiori Bueno Cocenzo, destinou a serventia nos termos do artigo 39 da lei 9504 inciso 9. A juíza determinou inserções diárias a cada duas horas, nas rádios do município de Valentim Gentil, a substituição do candidato, por meio da leitura do comunicado da Justiça Eleitoral, somente até às 17h de sete de outubro.

Vale ressaltar que o eleitor verá na urna a foto do candidato Liberato, porém o voto vai para sua substituta.
Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo negou provimento ao recurso do candidato a Liberato. A decisão mantém a impugnação da candidatura.

O TRE manteve a decisão da Juíza Carolina Marchiori Consenso, que considerou o candidato inelegível pelo cometimento de ato de improbidade administrativa, pois, devido à ação lesiva ao patrimônio público, Liberato foi condenado por colegiado, tendo o processo transitado em julgado desde 18 de outubro de 2011. O então candidato recorreu para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e aguardava decisão.

Liberato Caldeira foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo pela contratação irregular de um médico para atuar na rede pública de saúde de Valentim Gentil. Ele não abriu licitação para a contratação. Em outra ação, o ex-prefeito foi condenado por irregularidades na compra de medicamentos. Nos dois casos o TJ condenou Liberato Caldeira à perda dos direitos políticos.

Mesmo com a decisão, Liberato podia seguir campanha normalmente. Nesta semana, muito foi comentado sobre esta possível substituição. Fato, que até esta renúncia, nada foi confirmado.
O jornal A Cidade quis entrar em contato com Liberato e com sua esposa, mas eles não foram encontrados.

Disputam a eleição municipal de Valentim Gentil: Adilson Segura, da coligação “Unidos para o bem do povo” e agora, Rosa Luchi Caldeira, da coligação “A vontade do povo”.

Notícias relacionadas