sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Letreiro de Hollywood sofre ataque de vândalos

No primeiro dia de 2017, um dos principais pontos turísticos da cidade de Los Angeles, capital do cinema, sofreu atos de vandalismo. O clássico letreiro de Hollywood amanheceu alterado na…

No primeiro dia de 2017, um dos principais pontos turísticos da cidade de Los Angeles, capital do cinema, sofreu atos de vandalismo. O clássico letreiro de Hollywood amanheceu alterado na manhã do dia 1º de janeiro.

Na ocasião, o que se lia era “Hollyweed”, uma referência à maconha (weed). As autoridades da Califórnia estão investigando o caso. No entanto, como não houve danos estruturais, o mais provável é que tudo não passou de uma “pegadinha” de ano novo.

Quem fez a “brincadeira” utilizou pedaços de tecido para transformar a letra “O” em “E”. Sendo assim, caso seja identificado, o infrator deve se indiciado apenas por invasão de propriedade.

Quando construído, em 1923, o letreiro inicial formava a palavra “Hollywoodland”, nome de um empreendimento imobiliário local. Conforme o tempo passou, ele foi se deteriorando e durante uma reforma recebeu o nome definitivo de “Hollywood”, passando a ser incorporado pela cidade.

Monumento já sofreu alterações outras vezes

Localizado no Monte Lee, o letreiro de Hollywood já foi alvo de protesto outras vezes. Em 1976, um artista escolheu o monumento para fazer campanha em prol da legalização da maconha, também transformando a palavra em “Hollyweed”.

Já em 1987, a visita do Papa João Paulo II gerou uma espécie de homenagem ao santíssimo. Na ocasião, Hollywood surgiu com um “L” a menos, fazendo alusão à palavra Holy, que significa sagrado.

No início da tarde de ontem (1º), o monumento já havia sido restaurado. E o mais curioso desta história é que transformar Hollywood em Hollyweed já não pode ser encarado como protesto, pois no Estado da Califórnia a venda recreativa da maconha é permitida. Ou seja, tudo não passa mesmo de uma brincadeira.

Notícias relacionadas