No primeiro dia de 2017, um dos principais pontos turísticos da cidade de Los Angeles, capital do cinema, sofreu atos de vandalismo. O clássico letreiro de Hollywood amanheceu alterado na manhã do dia 1º de janeiro.
Na ocasião, o que se lia era “Hollyweed”, uma referência à maconha (weed). As autoridades da Califórnia estão investigando o caso. No entanto, como não houve danos estruturais, o mais provável é que tudo não passou de uma “pegadinha” de ano novo.
Quem fez a “brincadeira” utilizou pedaços de tecido para transformar a letra “O” em “E”. Sendo assim, caso seja identificado, o infrator deve se indiciado apenas por invasão de propriedade.
Quando construído, em 1923, o letreiro inicial formava a palavra “Hollywoodland”, nome de um empreendimento imobiliário local. Conforme o tempo passou, ele foi se deteriorando e durante uma reforma recebeu o nome definitivo de “Hollywood”, passando a ser incorporado pela cidade.
Monumento já sofreu alterações outras vezes
Localizado no Monte Lee, o letreiro de Hollywood já foi alvo de protesto outras vezes. Em 1976, um artista escolheu o monumento para fazer campanha em prol da legalização da maconha, também transformando a palavra em “Hollyweed”.
Já em 1987, a visita do Papa João Paulo II gerou uma espécie de homenagem ao santíssimo. Na ocasião, Hollywood surgiu com um “L” a menos, fazendo alusão à palavra Holy, que significa sagrado.
No início da tarde de ontem (1º), o monumento já havia sido restaurado. E o mais curioso desta história é que transformar Hollywood em Hollyweed já não pode ser encarado como protesto, pois no Estado da Califórnia a venda recreativa da maconha é permitida. Ou seja, tudo não passa mesmo de uma brincadeira.