quarta, 17 de junho de 2026

Lei Seca: Operação conjunta flagra 12 motoristas embriagados na BR-153

Uma força-tarefa montada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) fechou o cerco contra a combinação de álcool e direção no último fim de semana. A operação de fiscalização aconteceu entre a madrugada de sábado, dia 30 de maio, e domingo, dia 31 de maio, no quilômetro 35 da rodovia BR-153, no trecho que passa pela cidade de Nova Granada, a cerca de 35 quilômetros de São José do Rio Preto. Ao longo da mobilização, dezenas de veículos foram parados e os motoristas passaram pelo teste do bafômetro, resultando na autuação de 12 condutores que haviam consumido bebidas alcoólicas antes de pegar a estrada.

O inspetor e chefe da Comunicação Social da PRF em Rio Preto, Flávio Catarucci, ressaltou que a embriaguez ao volante permanece no topo das principais causas de acidentes com mortes ou feridos graves nas rodovias de todo o país. O porta-voz fez um alerta claro, lembrando que a conduta irresponsável não coloca em perigo apenas a vida de quem bebeu, mas também ameaça diretamente os passageiros do próprio carro e todas as outras pessoas que circulam pelas vias.

As punições previstas na lei brasileira para quem é flagrado dirigindo sob o efeito de álcool são severas e pesam no bolso. O motorista autuado recebe uma multa no valor de R$ 2.934,70, tem o direito de dirigir suspenso com o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano e o automóvel fica retido na blitz até que um condutor devidamente habilitado e totalmente sóbrio se apresente para retirá-lo.

A punição pode ser ainda pior e virar caso de polícia a depender do nível de álcool apontado no bafômetro. Se o teste registrar um índice maior do que 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, o motorista deixa de responder apenas a uma infração administrativa e passa a responder por crime de trânsito. Além disso, a legislação do país determina que os condutores alcoolizados que se envolverem em acidentes que resultem em mortes ou feridos graves devem ser presos em flagrante pelas autoridades, perdendo inclusive o direito de pagar fiança para responder ao processo em liberdade.

Notícias relacionadas