sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lei pode ser responsável pela diminuição do número de fumantes

Adolescentes estão mais conscientes quanto ao uso do cigarro. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo com estudantes da rede pública de todo país revela que o número…

Adolescentes estão mais conscientes quanto ao uso do cigarro. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo com estudantes da rede pública de todo país revela que o número de fumantes de até 18 anos diminuiu consideravelmente entre 97 e 2004. Em algumas cidades, a redução do uso do tabaco foi expressiva. Em São Paulo, por exemplo, a cada 100 adolescentes 30 fumavam, em 97. Em 2004 esse número caiu para 26. Em Brasília a queda também foi expressiva. A variação foi de 33,7 por cento, em 97, para 21,7 por cento em 2004. O realizador da pesquisa, Elisaldo Carlini, atribui a redução à fatores como culto ao corpo, prática de esportes e principalmente ao surgimento da lei que proíbe a propaganda de cigarros, em 2001.

Em 2001 saiu a tal proibição da propaganda. Isso então poderia ser explicado, essa diminuição do consumo de tabaco por causa da lei. Porque essa lei proibiu a propaganda e como conseqüência teria caído o consumo de tabaco. Mas, tem várias outras explicações para isso. Por exemplo: pode ser que tenha sido uma questão de modismo. O cigarro deixou de ser aquela coisa importante para o jovem e adolescente.

O advogado Rodrigo Vidal tem 29 anos. Mesmo esporadicamente, fuma desde os 17. Para ele, a redução do número de fumantes é motivo de comemoração.

Cigarro já está comprovado, não faz bem. Além de causar um grande transtorno à pessoa, como a dependência química, porque provoca dependência química, o mal que causa à saúde. E também tem a questão pública. O cigarro é um dos grandes responsáveis por gastos na saúde pública. Então, isso também é um fator. Se é diminuição, então é efeito dominó. Uma série de fatores que são absorvidos positivamente com essa diminuição.

Segundo dados da Souza Cruz, em 2005, foram vendidos 130 bilhões de cigarros em todo mundo. Do total de fumantes, 35 milhões estão no Brasil. Os dados revelam ainda que 90 por cento dos fumantes do país começaram a fumar antes dos 19 anos. A Organização Mundial da Saúde revela que no mundo existem um bilhão e 200 milhões de fumantes. A previsão para 2050 é que esse número chegue a dois bilhões.

Notícias relacionadas