O presidente da AMItur (Associação dos Municípios de Interesse Turístico) de São Paulo, Jarbas Favoretto, que trabalha há 36 anos na área, esteve em Votuporanga na tarde de ontem para dar palestras a alunos do curso de Turismo da Unifev. Na ocasião falou sobre o turismo regional e a importância de se investir no setor em Votuporanga. “A cidade tem uma série de bons eventos. Vocês já pensaram em internacionalizar alguns deles? Eu não vejo isso. A cidade tem atrativos bons, mas não está aproveitando corretamente enquanto isso outras cidades estão fazendo menos e aproveitando mais”, critica Favoretto.
Segundo ele, o maior problema encontrado é o fato de ter um conselho municipal de turismo inativo. “O conselho municipal é determinado pelo estadual, temos um modelo de lei que precisa ser implantado nos municípios. Principalmente numa cidade como Votuporanga que tem uma lei super ultrapassada. Sem isso a cidade pode deixar de receber verbas governamentais que poderia utilizar em obras de infra-estrutura. O Camargo (Antonio Carlos de Camargo, secretário de Esportes, Lazer e Turismo) prometeu introduzir esse novo modelo de lei. Queremos sacudir a sociedade local, os conselheiros e prefeituras. A região precisa de mais ação para receber mais proventos do turismo”, afirma.
O presidente da Associação se encarregou de enviar um modelo da nova lei para o secretário da pasta, Antonio Carlos de Camargo, para possível implantação adequada. A delegada regional do Turismo, localizado em São José do Rio Preto, também esteve presente na palestra, Heloisa Helena Abudi.
A delegacia regional abrange 139 cidades e Heloisa foi a intermediária da visita de Favoretto à região. Eles estão percorrendo três cidades por dia. Antes de vir a Votuporanga eles estiveram em Santa Fé do Sul e logo depois partiram para Cardoso. Hoje eles estarão em Buritama e São José do Rio Preto. “É um ciclo de palestras para incentivar a região enxergar diferente o turismo”, explica a delegada.