A Justiça do Amazonas condenou o ator e humorista Leandro Hassum a pagar R$ 20 mil em indenização por danos morais as médicas, Gabrielle e Isabelle Kirk Maddy Lins, que são irmãs gêmeas. A decisão foi proferida em 11 de julho.
Além da indenização, a juíza Ida Maria Costa de Andrade determinou que Hassum faça uma retratação formal em suas redes sociais, que deverá permanecer visível por dez dias. A juíza declarou a ação extinta, mas a defesa do artista entrou com recurso.
Durante uma participação no programa “Encontro” (TV Globo), em 2021, o ator comentou sobre as pessoas que estariam “furando a fila” e se vacinando antes do cronograma do governo. As médicas, recém-formadas e que haviam publicado fotos com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, estavam entre os suspeitos.
Segundo a juíza, “a liberdade de manifestação do pensamento pode incorrer em excessos e abusos capazes de conduzir à violação de outros direitos”. Conforme consta nos autos, a fala do humorista “repercutiu em inúmeras manchetes e teria ferido a honra e impactado a vida pessoal e profissional das Demandantes”.