quinta, 21 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lavrador é multado em quase R$ 50 mil por manter aves em cativeiro

Um lavrador, de 58 anos, foi flagrado na tarde da última quarta-feira, (14/02/2024), mantendo 51 canários-da-terra em cativeiro, em Ibirá (SP). O que chamou a atenção da Polícia Ambiental é…

Um lavrador, de 58 anos, foi flagrado na tarde da última quarta-feira, (14/02/2024), mantendo 51 canários-da-terra em cativeiro, em Ibirá (SP). O que chamou a atenção da Polícia Ambiental é que o infrator já havia sido autuado com outros 124 canários em cativeiro, há menos de dois meses.

Segundo os policiais, a equipe recebeu uma denúncia que o indivíduo retirava as aves da natureza para depois vendê-las na região nordeste do País. Ao verificar o endereço, os policiais notaram que se tratava do mesmo local onde estiveram no dia 31 de dezembro de 2023, em que constataram que ele estava mantendo 124 canários-da-terra em cativeiro.

Durante o deslocamento da equipe ao local dos fatos, na tarde de ontem, os policiais notaram que o suspeito seguia em direção a casa dele em uma bicicleta. Ao ser vistoriado foram localizados oito canários-da-terra dentro de uma embalagem plástica, sem água, comida e ventilação, situação análoga a maus-tratos.

Os policiais constataram que o lavrador vai à área rural, levando uma ave que é colocada em uma gaiola, acoplada a um alçapão, com o objetivo de atrair mais aves da mesma espécie, para captura. Depois ele as mantém eu sua casa até acumular uma quantidade significativa para posteriormente vendê-las.
Na casa dele, outras 43 aves foram localizadas e apreendidas. Ele foi multado em R$ 49.500,00, e vai responder por crime ambiental. A reincidência agrava, consideravelmente, as sanções pelo cometimento das infrações.

As aves foram resgatadas e devolvidas à natureza, na área rural de Uchoa (SP).

Aves nativas da fauna local

De acordo com a legislação vigente, é vedada a ação de retirar animais de espécies nativas de seu habitat, inclusive, para mantê-las em cativeiro e realizar a comercialização.

Com autorização dos órgãos competentes, a manutenção de aves em casa até pode ocorrer, desde que uma série de regras sejam respeitadas, entre elas, a compra de aves regulamentadas e comercializadas por criadores autorizados.

Notícias relacionadas