As obras da Lagoa de Tratamento de Esgoto de Urupês entra na sua fase final de construção, seguindo o cronograma inicialmente previsto pela Prefeitura Municipal, a previsão para o termino da construção da lagoa é para o segundo semestre de 2006.
Segundo informações do prefeito Jaime de Matos as obras devem ser entregues até outubro/2006. O jornal A Voz do Povo esteve presente no local da obra e constatou a última etapa da construção, a grama lateral da lagoa já foi plantada, está sendo colocado a “sinta” de concreto em volta de toda a lagoa. Essa “sinta” servirá para que a água rebata nas laterais superiores, não fazendo corrosão do local.
Além das obras finais da Lagoa de Tratamento, esta sendo feita à ligação dos coletores de esgotos aos emissários existentes. Com essa ligação termina de vez com o despejo do esgoto nos córregos resultando no fim do mal cheiro e redução dos criadouros dos insetos e de roedores que se proliferam nas água poluídos, além do rio voltar a ter vida aquática como: peixes, algas etc. “Os rios da cidade já estão totalmente sem esgoto” disse o prefeito.
Segundo ele haverá com essa ligação de emissários um ganho na qualidade de vida da população, principalmente daquelas que moram nas proximidades dos rios que estão sendo despoluídos.
A reportagem do jornal A Voz do Povo também observou uma draga trabalhando para a reconstituição de alguns rios que estão com o seu leito assoreada e suas margens sem vegetação nativa.
Esta obra é de grande importância para o município, pois colocará Urupês um passo à frente no que concerne às normas de prevenção ambiental. A lagoa tratará 100% de todo o material de esgoto produzido, contribuindo para a despoluição dos nossos córregos e bem estar da população”.