Um homem e os seus dois filhos foram presos em San Lorenzo (província de Santa Fé, Argentina) depois de terem sido denunciados por ladrões. O trio reagiu a um assalto a residência, agrediu e manteve em cárcere privado os delinquentes, que acusaram os moradores de maus-tratos.
Walter G., Brian e Ernesto entregaram os bandidos em uma delegacia. Mas, surpreendentemente, acabaram voltando a ela e ficando atrás das grades. A prisão se deu em 23 de fevereiro, e os três continuam presos. Os ladrões respondem em liberdade.
Na semana passada, o juiz Eugenio Romanini estendeu em 15 dias a prisão preventiva de pai e filhos, contou o “Diário Democracia”. No entanto o promotor Leandro Lucente não ficou satisfeito e pediu mais 30 dias de detenção. Ele alega que o trio cometeu privação ilegítima de liberdade agravada por violência, o que pode levar a condenação de seis anos de prisão.
O defensor público, por sua vez, alega que os moradores agiram em legítima defesa. Leandro Demichelli entrou com pedido de habeas corpus, que foi negado.
“O juiz disse que eles não podem fazer justiça com as próprias mãos. Estão sendo tratados como delinquentes”, disse Alejandra, ex-mulher de Walter e mãe dos seus dois filhos.