O Estado do Espírito Santo está pedindo socorro. E não é daquelas situações em que é possível ajudar muito de longe, com doações, como em uma tragédia natural. Esta é uma tragédia especificamente humana.
Bandidos estão assaltando moradores e saqueando lojas livremente porque os policiais militares estão em greve. Os policiais estão em greve porque pedem reajuste de salário e melhorias nas condições de trabalho.
E o governo do ES? Até agora, se recusou a negociar e pediu auxílio da Força Nacional, que começa hoje a patrulhar as ruas. Enquanto isso, a população sofre com a violência e a falência econômica e moral das instituições.
Dá para cobrar uma solução das autoridades. Quem é de oração, pode ajudar assim também. Mas também é importante divulgar o absurdo de situações como esta, abaixo. Um morador de Campo Grande, em Cariacica, está filmando a ação dos bandidos nas ruas e afirma que já é a décima moto que passa com uma televisão.
Neste momento, um homem que carrega uma TV é “roubado” por outros dois em uma moto. E volta, correndo, provavelmente para pegar outra e ter mais sorte.