foto: Professora Andréa Sanches, coordenadora do curso de Agronomia
O laboratório do Campus Fernandópolis, ligado ao curso de Agronomia, recebeu o Selo de Qualidade Iac 2007
Após a realização da 22ª Reunião Anual de Laboratórios do Ensaio de Proficiência, no dia 27 de fevereiro de 2007, no IAC (Instituto Agronômico de Campinas), o laboratório de análise de solos da UNICASTELO de Fernandópolis recebeu o Selo de Qualidade 2007.
Em 1989, o Programa do IAC foi pioneiro no lançamento desta certificação. O Programa de Controle de Qualidade conta com a participação de aproximadamente 90 laboratórios de 12 estados brasileiros e do Uruguai e o Ensaio de Proficiência IAC é listado como provedor de Ensaio de Proficiência no INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e no EPTIS – The International Proficiency Testing Information System, de Berlin, Alemanha.
Segundo a Profa. Dra. Andréa C. Sanches, coordenadora do curso de Agronomia, o programa tem por objetivo realizar ensaio de proficiência interlaboratorial para laboratórios públicos e privados, para promover a melhoria da qualidade das análises de solo para fins agrícolas e a uniformização de métodos e procedimentos ligados à análise do solo.
É importante ressaltar que a participação no Programa é voluntária e para concorrer aos “selos de qualidade”, os laboratórios devem efetuar todas as determinações do conjunto analítico dos quais planejam participar, além de analisar um número mínimo de 16 amostras durante o ano, correspondente a 80% das amostras distribuídas.
Buscando sempre a melhoria na qualidade do ensino oferecido aos alunos e dos serviços prestados à comunidade, o laboratório de análise de solos da Unicastelo, diretamente ligado às atividades do curso de Agronomia, foi inscrito no programa e passou pelo processo de avaliação durante todo o ano de 2006, sendo aprovado e recebendo a certificação para análises básicas: MO, pH, H+Al, P, K, Ca, Mg, Al e S-SO42-. “A partir de março, todos os resultados analíticos possuirão o selo de qualidade que identifica os laboratórios participantes do programa”, destaca Andréa.