domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Justiça investiga 23 denúncias de abuso contra crianças e adolescentes

A Justiça de São José do Rio Preto (SP) vai investigar 23 denúncias de abuso contra crianças e adolescentes. Todas foram feitas à Vara da Infância e Juventude na semana…

A Justiça de São José do Rio Preto (SP) vai investigar 23 denúncias de abuso contra crianças e adolescentes.

Todas foram feitas à Vara da Infância e Juventude na semana passada, após o projeto “Tenho Voz”, idealizado pelo Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), promover apresentações em duas escolas estaduais da cidade.

Realizado desde 2016 no Brasil, o projeto traz peças teatrais lúdicas sobre o abuso e a violência infantil, com o objetivo de ajudar as vítimas a identificar os crimes.

Após as apresentações, alunos das escolas estaduais se identificaram com os temas apresentados pelos atores. Em seguida, uma psicóloga da Vara da Infância e Juventude recebeu as denúncias dos estudantes.

“Isso é feito com todo sigilo necessário. A gente colhe esses relatos, dá voz para a criança, até como forma de saber quais encaminhamentos, quais necessidades e qual é a história de violência”, explicou Railda Ferreira das Neves Galbiati, psicóloga judiciária.

Em todas as denúncias, as vítimas contaram ter sofrido diferentes tipos de abusos, praticados por familiares ou pessoas próximas.

Diante disso, a entidade já começou a realizar as ações para investigar os casos e dar suporte às crianças e aos adolescentes.

De acordo com o juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, a primeira providência é afastar o abusador das vítimas.

“Quando uma criança ou adolescente é vítima, o abusador tem que sair do local de onde moram. A primeira providência é propriamente o afastamento destes agressores”, explicou.

O projeto “Tenho Voz” já deu suporte para 45 mil crianças de todo o Brasil. A intenção é promovê-lo em mais escolas de Rio Preto para que cada vez mais crianças e adolescentes consigam denunciar os abusadores.

Notícias relacionadas