


A Justiça Eleitoral cassou os diplomas do prefeito de Brejo Alegre, Rafael Alves dos Dantos (PSD), e do vice-prefeito, Wilson Marques Leopoldo (MDB). A decisão, proferida nesta segunda-feira (9), aponta que a dupla cometeu irregularidades durante a eleição municipal de 2024. A defesa dos políticos informou que irá recorrer.

A sentença, resultado de uma ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), reconheceu a prática de abuso de poder político e econômico. De acordo com a denúncia, prefeito e vice teriam atuado para o alistamento e a transferência de eleitores de outras cidades para Brejo Alegre, visando obter mais votos.
Além de cassar os diplomas, o juiz declarou nulos os votos dos políticos e estabeleceu que ambos estão inelegíveis por oito anos.
Segundo informações da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a decisão ainda cabe recurso. Isso significa que a sentença só será cumprida, e uma nova eleição será realizada, quando o processo transitar em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso.

