domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Justiça determina que usina pare de gerar energia

A Justiça Federal de Jales determinou que a usina hidrelétrica de Ilha Solteira pare de gerar energia. A decisão liminar foi assinada pelo juiz Rafael Andrade de Margalho, mas cabe…

A Justiça Federal de Jales determinou que a usina hidrelétrica de Ilha Solteira pare de gerar energia. A decisão liminar foi assinada pelo juiz Rafael Andrade de Margalho, mas cabe recurso.

A medida visa aumentar o nível do rio Paraná na região de Santa Fé do Sul, onde existem várias criações de peixe. A multa é de R$ 100 mil por dia de descumprimento da determinação.

A decisão foi tomada depois que a Associação de Piscicultores de Três Fronteiras e Região e a Associação Brasileira da Indústria de Processamento de Tilápia entraram com ação contra a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

As entidades são representadas no processo pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura da Região de Santa Fé do Sul. Os criadores alegam que, por causa da seca, a quantidade de água diminuiu muito, colocando a atividade pesqueira em risco.

Folha da Região

Notícias relacionadas