sábado, 14 de junho de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Justiça determina o despejo de templo de Valdemiro Santiago após calote milionário

A Justiça do Pará determinou o despejo da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), fundada pelo bispo Valdemiro Santiago, de um imóvel de 46 mil m² em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. A decisão da juíza Vanessa Ramos Couto, da 1ª Vara Cível e Empresarial de Belém, foi motivada pela inadimplência no pagamento do aluguel mensal de R$ 600 mil, que acumulou uma dívida de R$ 4,1 milhões com encargos.

O prédio, originalmente propriedade da igreja, foi transferido em setembro de 2022 para a empresa SM Comunicações como pagamento de dívidas e posteriormente repassado à V. R. de Miranda Participações, ambas sediadas em Belém. A Igreja Mundial alega que a transferência foi ilegal e que seus dirigentes sofreram “pressão psicológica” para assinar o contrato, mas não apresentou detalhes ou provas concretas dessa alegação nos autos do processo.

A instituição foi intimada em 15 de maio e teve até 30 de maio para deixar voluntariamente o local. Com o prazo expirado, cabe agora à Justiça de São Paulo executar o despejo forçado. Os credores aguardam as próximas medidas judiciais para tomar posse do imóvel, que abriga um dos principais templos da denominação na capital paulista.

Em 2011, a IMPD publicou um vídeo anunciando o templo como palco para “receber 20 mil fiéis” e que seria local para a “realização de muitos milagres”. Veja: 

Notícias relacionadas