Uma decisão da Suprema Corte da Irlanda determinou que os pães usados nos sanduíches do Subway contêm uma quantidade de açúcar superior à média que não pode entrar na definição alimentar de “pão” em território irlandês.
A sentença foi dada para um franqueado do Subway no país que havia recorrido por uma restituição de imposto. O argumento era de que o pão da rede é um alimento “básico” e, portanto, sujeito a alíquota zero.
Mas o tribunal esclareceu que por conta do nível de açúcar existente nos pães, eles não podem ser tributados nesta categoria básica.
A lei de imposto da Irlanda define que os ingredientes do pão, como açúcar e gordura, não devem exceder 2% do peso total da farinha na massa. Foi constatado que o teor de açúcar presente no pão do Subway é de cerca de 10% da farinha na massa.
Um representante da rede de fast-food disse à rede BBC que os pães são feitos dentro dos restaurantes e “em mais de três décadas nossos clientes voltam todos os dias para comer sanduíches feitos com pão que tem um cheiro tão bom quanto o sabor.”
O G1 perguntou à assessoria de comunicação do Subway no Brasil se o pão consumido por aqui é do mesmo tipo vendido na Irlanda. A empresa disse que “nossa equipe na Irlanda está analisando essa decisão tributária complexa” e que “o teor de açúcar dos nossos pães está de acordo com os padrões da indústria do setor. A base dos nossos pães também tem baixo teor de gordura total e saturada e zero gordura trans e zero colesterol”. Também declarou que a lei irlandesa é “obsoleta”.