sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Justiça da prazo para candidatos limparem muros

A justiça eleitoral dá prazo até 30 dias após as eleições municipais de 5 de outubro para a retirada de propaganda eleitoral. Em Catanduva, os candidatos a prefeito e a…

A justiça eleitoral dá prazo até 30 dias após as eleições municipais de 5 de outubro para a retirada de propaganda eleitoral. Em Catanduva, os candidatos a prefeito e a vereador utilizaram propaganda em muros, principalmente em bairros. Coligações partidárias afirmam que providenciaram a retirada.

O calendário eleitoral marca a data de 5 de novembro como último dia para que candidatos retirem a propaganda. O Notícia da Manhã constatou, ontem, à tarde, que muitos muros estavam com propaganda de candidatos. Nos bairros Bom Pastor e Pachá, por exemplo, havia muitos muros com propaganda da candidata Beth Sahão (PT), juntamente com candidatos a vereador.

No bairro Nosso Teto havia poucos muros com propaganda de Geraldo Vinholi (PDT) e Afonso Macchione Neto (PSDB), tendo ao lado candidato a vereador. Segundo o artigo 85 da Resolução 21.610, do Tribunal Superior Eleitoral, o prazo é de trinta dias após o pleito, os candidatos, os partidos políticos e as coligações deverão remover a propaganda eleitoral, com a restauração do bem em que foi fixada, se for o caso. “O descumprimento sujeitará os responsáveis às conseqüências previstas na legislação comum aplicável”, destaca a Resolução.

Pela coligação “Respeito com a sua esperança”, que apoiou os candidatos Vinholi e Sinval Malheiros (PV), o advogado Luís Américo Ceron disse que estão sendo apagados todos os muros com propaganda. “Até amanhã, no máximo, todas as propagandas serão apagadas. Essa é a última informação que tenho”, destaca. Ressalta que, se porventura, um ou outro muro não tiver a propaganda apagada, até hoje serão retirados.

Wílson Farizato, da coligação “Rumo certo”, que deu apoio a Macchione e a Cacciari, afirma que 95% da propaganda foram retirados. “Praticamente, tudo está apagado”, emenda. O Notícia da Manhã entrou e contato com o jornalista Marcelo Ferri, assessor de imprensa de Beth Sahão, na campanha eleitoral, para saber sobre as providências que foram ou que serão tomadas. Disse que iria contatar a petista ex-candidata, mas não retornou antes do fechamento da matéria.

Notícias relacionadas