domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Junior Marão lança programa “Votuporanga: Educação de Primeiro Mundo”

Notebooks para todos os professores; salas de aulas mais modernas, com lousas digitais e ar-condicionado; minidicionário para todos os alunos dos Centros de Educação Municipal (CEM) e aquisição de aproximadamente…

Notebooks para todos os professores; salas de aulas mais modernas, com lousas digitais e ar-condicionado; minidicionário para todos os alunos dos Centros de Educação Municipal (CEM) e aquisição de aproximadamente 20 mil livros, entre muitos outros benefícios. Foi esse o programa que o prefeito de Votuporanga, Junior Marão, juntamente com a secretária Municipal da Educação, Silvia Cristina Rodolfo, lançaram na tarde de ontem, dia 29 de outubro, no CEM “Prof. Benedito Israel Duarte”.

O Programa “Votuporanga: Educação de Primeiro Mundo” conta ainda com a modernização dos laboratórios de informática, com computadores mais modernos e internet mais rápida; um computador para os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental; aulas de inglês em todos os CEM, e cerca de 1,2 mil novas vagas em creches para crianças de zero a 3 anos de idade; construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), no Conjunto Habitacional Monte Verde. Todos estes investimentos serão implantados nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino até 2016 e totalizam R$ 8.149.515,13.

De acordo com o prefeito Junior Marão, temos uma educação de qualidade, “mas queremos mais. Queremos oferecer o que há de melhor para os nossos alunos, professores e funcionários, para que Votuporanga seja reconhecida por ter a melhor educação do Brasil”, afirmou.

Segundo a secretária Silvia Rodolfo, a educação de Votuporanga cresceu muito nos últimos anos e o “mais importante, por todas as cidades e até outros Estados pelos quais já passei, a nossa Educação foi sempre elogiada. Temos que agradecer ao nosso prefeito por mais estes investimentos”, declarou Silvia.

Referência em Educação

Votuporanga é referência na área da educação apontando um dos melhores resultados no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do Ministério da Educação. A cidade se mantém acima da média nacional e estadual, com a nota 6,4, a segunda maior dos municípios com mais de 50 mil habitantes do Estado de São Paulo. O número é reflexo dos investimentos proporcionados pela atual administração da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Educação, visando oferecer sempre o que há de melhor para as crianças.

Atualmente a Rede Municipal de Ensino de Votuporanga conta com 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI), uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), 12 Centros de Educação Municipal (CEM), num total de 6.688 alunos, sendo 3.531 estudantes do Ensino Fundamental (CEM), 14 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), 3.143 do Ensino Infantil (CEMEI e EMEI) e aproximadamente 860 funcionários.

Nos últimos anos várias unidades escolares foram reformadas ou ampliadas, pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, valorizando ainda mais os serviços prestados para a população do município.

Entre as unidades que passaram por reformas encontram-se: CEMEI “Profª Maria Lygia Bertoncini Leite”, CEMEI “Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira”, CEMEI “José Modesto Sobrinho”, CEMEI “Profª Helena Buzato Rigo”, CEMEI “Profª Maria Aparecida Barbosa Terruel”, CEMEI “Profª Aracy Panazzolo de Mattos”, CEMEI “Amélia Lucinda de Jesus”, EMEI “Alberto Ferreira Lopes”, CEM “Prof. Benedito Israel Duarte”, CEM “Profª Anita Liévana de Camargo”, Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), de Votuporanga e Telecentro. Encontram-se ainda em reforma e/ou ampliação o CEMEI “Profª Orozília do Carmo Ferreira”, o CEM “Prof. Orozimbo Furtado Filho” e o CEM “Profª Neyde Tonanni Marão”. Já os CEM “Profª Clary Brandão Bertoncini”, “Prof. Faustino Pedroso”, “Deputado Narciso Pieroni” e “Prof. Valdir Gonçalves de Lima” receberam nova pintura.

Conquistas da Educação Municipal nos últimos anos:

-Municipalização do CEM “Prof. Orozimbo Furtado Filho”, em Simonsen (2010), que atualmente esta passando por ampliação e reforma;

-Construção do CEM “Profª Irma Pansani Marin” e do CEMEI “Profª Mercedes Fernandes de Lima”, no bairro São João;

-Construção do CEMEI “Profº Floriano Marzochi”, no Residencial Jardim Monte Alto, através do Convênio Proinfância, do Governo Federal, inaugurada no mês de novembro de 2012;

-Assinatura do convênio com o Governo do Estado para construção de duas novas unidades de creche-escola, uma no Residencial Monte Verde e outra no Jardim Canaã. As unidades atenderão cerca de 440 crianças, de zero a 5 anos, no total;

-Aumento salarial para diretores de escola, assessores de coordenadoria pedagógica, assessores de direção de escola, assessores pedagógicos, psicopedagogos, educadores infantis, PEB I e PEB II;

-Aquisição de lousas digitais para todas as salas de aula do Ensino Fundamental;

-Aquisição de notebooks para professores da Rede Municipal;

-Aquisição de vários livros para sala de leitura das unidades escolares;

-Processo seletivo para os cargos em comissão de diretor de escola, assessor de coordenadoria pedagógica, assessor de direção de escola, assessor pedagógico e técnico em educação;

-Aquisição de novos mobiliários, brinquedos didáticos, jogos educativos;

-Ampliação do quadro de educadores, professores e assistente administrativo;

-Oficina Pedagógica com profissionais especializados em áreas específicas da Educação;

-Aumento da oferta de vagas na Educação Infantil (em especial para crianças de zero a três anos de idade). Nos últimos quatro anos houve um aumento de cerca de 1,3 mil novas vagas para atender a demanda desta faixa etária.

Notícias relacionadas