terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Junior Marão discute investimentos na Educação com Ministro

O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, se reuniu com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, na última sexta-feira (05/03), visando à obtenção de recursos e melhorias para a área educacional….

O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, se reuniu com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, na última sexta-feira (05/03), visando à obtenção de recursos e melhorias para a área educacional. Acompanharam o prefeito, o reitor da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga, Marcelo Ferreira Lourenço, o provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, e o 2.º Vice-Provedor da Santa Casa, Antonio Carlos Haddad

Marão aproveitou a oportunidade para solicitar a liberação de recursos para a construção de mais dois Complexos Educacionais, unindo CEM (Centro de Educação Municipal) e Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil), e que consta no Plano de Ações Articuladas (PAR) para a Educação. O PAR mostra indicadores do setor e propõe metas e ações para o ensino no Município. Na quinta-feira (11/03), Marão retorna a Brasília para uma reunião com o diretor de articulação e apoio aos sistemas de ensino da Secretaria de Educação Básica do MEC, Romeu Caputo, visando à liberação desses recursos.

Outra reivindicação foi a reforma do prédio da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Votuporanga, que funciona no antigo CEM “Irma Pansani Marin”, na Vila Muniz. A UAB é um programa do Ministério da Educação que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior gratuitos, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores e reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior.

Em Votuporanga, a UAB está em funcionamento desde 2008. De acordo com o prefeito, a reforma é necessária, pois neste ano número de cursos e consequentemente de alunos será ampliado. “Hoje atendemos cerca de 250 estudantes em quatro cursos. Esse número passará para 750 alunos em 12 cursos de graduação e pós-graduação”, explica.

Saúde

Na oportunidade, a comitiva de Votuporanga também solicitou a liberação de bolsas de estudo por meio do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência) para os residentes da Santa Casa de Votuporanga. Lançado no ano passado, pelos Ministérios da Educação e da Saúde, o programa prevê a ampliação da oferta de bolsas de residência médica em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro projeto envolvendo a área de saúde é o de transformar a Santa Casa em Hospital-Escola. “Isso dará um outro status e colocará a Santa Casa em um novo patamar. Além disso, haverá também um incremento de recursos destinados ao hospital, possibilitando melhorar ainda mais o atendimento”, disse.

Notícias relacionadas