domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Junior Marão busca alternativas de energia na Europa

O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, a convite da Sky Solar Holdings Co., Ltd., desenvolvedora líder mundial de sistemas fotovoltaicos (PV) e fornecedora independente de energia, esteve percorrendo cidades espanholas…

O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, a convite da Sky Solar Holdings Co., Ltd., desenvolvedora líder mundial de sistemas fotovoltaicos (PV) e fornecedora independente de energia, esteve percorrendo cidades espanholas e alemãs, para conhecer este sistema de geração de energia.

Marão foi recepcionado por Amy Zhang, CEO e Diretora do Comitê do Conselho da Sky Solar, em Munique, na Alemanha, e por um grupo de empresários espanhóis que já investe no ramo imobiliário de Votuporanga.

Em Málaga, na Espanha, o prefeito também visitou o Parque Tecnológico da Andaluzia, que congrega mais de 500 empresas em 186 hectares, empregando aproximadamente 15 mil pessoas.
Em Palma de Maiorca, também na Espanha, o prefeito visitou uma usina fotovoltaica, além de conhecer as fazendas onde estão instaladas as células que captam a radiação.

“A energia fotovoltaíca é hoje o principal foco de investimentos no setor, visto que é uma energia renovável, pura e totalmente segura, cuja implantação não traz qualquer tipo de risco ambiental”, destaca Marão.

“Na Europa, as usinas fotovoltaícas são vistas com muito otimismo, uma vez que as vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia são muitas, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica”, diz.

A possibilidade de instalação de uma usina em Votuporanga é cada vez maior, tanto que a agenda da visita de Junior Marão foi planejada pelos empresários espanhóis, Jaime Sureda Bonnin, Mateo Isern Estela, Antonio Forteza Forteza e Pedro Vaquer Brunet, com apoio do brasileiro Roberto Devienne Filho.

O grupo já investe no mercado imobiliário de Votuporanga e o projeto de implantação de uma usina fotovoltaica de 33 megawatts está tramitando em Brasília, com previsão de investimento na ordem de R$ 150 milhões.

Conforme explica o prefeito, a instalação de uma usina fotovoltaica depende, apenas, de alguns trâmites junto ao Ministério de Minas e Energia, órgão em que Marão e o grupo de empresários estão mantendo contato constantemente.

A proposta é que o Ministério de Minas e Energia adote o modelo da energia eólicas no Brasil para a solar: isenções de impostos e leilões específicos.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica está trabalhando para que essa leilão específico seja realizado.

Além disso, a Sky Solar Holdings Co. Ltd. já está providenciando todas as licenças e aprovações junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a concessionária de energia do Estado de São Paulo, Elektro.

O prefeito Junior Marão também conheceu a Isofoton que é o maior fabricante de painéis de energia solar do mundo.

E em Munique, na Alemanha, participou da Intersolar Europe Conference, considerada a maior feira de tecnologia da indústria solar.

Notícias relacionadas