O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, assinou nesta terça-feira (15/03), em São Paulo, o termo de cooperação com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), ligada à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho., permite que a Prefeitura mantenha representantes da Sutaco na cidade, facilitando principalmente o cadastramento dos artesãos no órgão estadual.
O convênio foi assinado em reunião com a superintendente da Sutaco, Soninha Francine, e a secretária da Educação, Cultura e Turimo, Eliane Baltazar Godói.
O objetivo é incentivar a produção do artesanato paulista, tirando o artesão da informalidade e fazendo com que seu trabalho possa ser vendido em todos os pontos do Estado. Conforme explica o prefeito Junior Marão, duas pessoas ligadas à Secretaria da Educação, Cultura e Turismo serão capacitadas no próximo dia 5 de abril, em São Paulo, e esses profissional farão a triagem para cadastrarem os artesãos de Votuporanga na Sutaco.
Com o convênio, por exemplo, os artesãos ligados à Sutaco poderão emitir notas fiscais e vender seus produtos em todos os pontos do Estado (mercados, feiras, shoppings, etc), tanto para empresas públicas, quanto privadas. “Os artesãos ligados à Sutaco têm uma séria de benefícios, como capacitações, oficinas de aperfeiçoamento e novas técnicas, entre outros”, ressalta o prefeito.
Além disso, o convênio possibilitará que a própria Sutaco adquira produtos dos artesãos votuporanguenses cadastrados e exponha em feiras em todo o território nacional. “É uma oportunidade dos produtos locais serem divulgados e comercializados em todo o Brasil”, afirma a secretária da Educação, Cultura e Turismo. Ficou firmado também que uma equipe da Sutaco virá a Votuporanga para realizar uma palestra do orientação aos artesãos.
Sutaco
A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho com a responsabilidade social de oferecer oportunidades de geração de emprego e renda aos artesãos. Deste modo, também resgata as formas tradicionais de expressão do povo paulista promovendo o desenvolvimento regional no contexto do mundo globalizado.