sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Juíza instrui PMs e ‘libera’ prisões na eleição

Todo o efetivo de policiais militares vai trabalhar na votação; TSE libera uso de camisas e bonés com nomes de candidatos. Os policiais militares participaram de uma reunião especial ontem…

Todo o efetivo de policiais militares vai trabalhar na votação; TSE libera uso de camisas e bonés com nomes de candidatos.

Os policiais militares participaram de uma reunião especial ontem no Senac para planejar as ações de fiscalização e de segurança durante a eleição de amanhã. A juíza Sueli Juarez Alonso, da 179a Zona Eleitoral e da 2a Vara Criminal de Catanduva, convidada para instruir os PMs, permitiu prisões daqueles que infringirem a lei no dia da votação.

Toda e qualquer pessoa que fizer ‘boca de urna’ e disponibilizar carros de som ou veículos adesivados nas proximidades dos locais de votação poderão ser detidos e conduzidos à Cadeia Pública, informou a juíza.

“Queremos uma eleição tranqüila, sem brigas, correta dentro da lei. Aqueles que ‘passarem por cima’ da lei serão devidamente punidos. Os eleitores devem ficar atentos e serem cuidadosos”.

Alugar veículos para transportar eleitores está expressamente proibido no domingo. “Dependendo da modalidade do crime, o indivíduo pode ficar recluso por vários dias na cadeia. 100% do nosso efetivo estará nas ruas, incluindo a equipe do administrativo”, frisou o tenente Paulo Henrique Coltre, da PM.

Camisetas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou o uso de camiseta e bonés com o nome do candidato na hora da votação. “A pessoa deve chegar na escola, votar e ir embora. Se ela ficar nas esquinas, em grupo ou sozinha, poderá ser detida pelos policiais. Usar camiseta pode, mas só para votar”, comentou a juíza Sueli.

Se alguém for flagrado distribuindo camisetas ou materiais de candidatos políticos, como santinhos e panfletos, será também penalizado. “Por isso seria interessante evitar qualquer tipo de propaganda nas ruas, pois todo o efetivo policial estará espalhado pela cidade. A ordem é conter todo ato suspeito”, finalizou a juíza.

Limpeza
A juíza da 179a Zona Eleitoral enviou aos prefeitos da região um comunicado para que disponibilizem equipes para varrer as ruas após a eleição.

Carros de som podem circular ainda hoje
Os carros de som e com adesivos de políticos estão liberados até à meia-noite de hoje.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também permite a promoção de carreatas pelos bairros.

“A partir de amanhã os carros de som não devem mais circular. Se os policiais encontrarem algum veículo percorrendo as ruas este será guinchado e apreendido”, apontou tenente Coltre.

Metade do efetivo de policiais militares estarão fiscalizando as entradas dos locais de votação, enquanto a outra parte fará rondas ostensivas pelos bairros adjacentes.

Notícias relacionadas